As autoridades equatorianas declararam culpado por delito ambiental um cidadão alemão que, em julho do ano passado, tentou tirar das Ilhas Galápagos quatro iguanas de uma espécie considerada “vulnerável”, segundo informou no sábado (5) a direção do Parque Nacional Galápagos.
As autoridades julgaram Dirk Bender culpado pelo delito de extração de espécies durante a audiência de julgamento, segundo disse o órgão em comunicado.
Bender, que foi detido e deve pegar uma eventual pena de até quatro anos de prisão, foi acusado pelo Parque de “haver alterado o ecossistema local do arquipélago, ao tentar extrair sem autorização quatro iguanas terrestres”.
Os magistrados se pronunciarão dentro dos próximos três dias sobre a sentença que o cidadão alemão deverá cumprir.
Os animais pertencem à espécie Conoluphus subcristatus, catalogada como “vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
O parque proíbe tirar animais ou plantas das Ilhas Galápagos, declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1978, e que por ficar a cerca de mil quilômetros do continente contam com um alto número de espécies.
More
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies
Antarctic Sea Ice Shows Signs of Recovery After Critical Periods