Três mergulhadores morreram quando mergulhavam nos cenotes da Riviera Maya.
De acordo com relatórios preliminares da Secretaria Municipal de Protecção Civil Solidaridad (Playa del Carmen), esta manhã, foi confirmada a morte de um homem espanhol, que era o líder da expedição, e um casal de brasileiros, segundo informações os brasileiros não possuiam treinamento nem equipamento adequados para mergulhar em cavernas, imagina-se que o guia tenha cometido um engano devido a falta de luminosidade e conduzido o casal até uma área de full cave, os corpos dos Brasileiros ainda não foram identificados, o guia foi indentificado como sendo o espanhol Ismael García Manzanares, mergulhador experiente que já tinha guiado mais de 100 mergulhos nos cenotes de Chac Mool
um esclarecimento quanto ao tipo de mergulho realizado pelos 3 mergulhadores: no México a zona de cave ( área da caverna aonde ainda se tem luz natural ) dos cenotes pode ser visitada por mergulhadores recreativos desde que acompanhados por um guia experiente e nunca em horários próximos ao fim do dia pois a falta de luz natural pode facilmente desorientar os mergulhadores.
Estas três pessoas exploravam o cenote de Chac Mool, localizado a cerca de 500 metros de Puerto Aventuras.
Aparentemente o grupo foi para o local às 16:00 de quinta-feira e seus companheiros perderam contato com eles ao redor das 21:00 h.
os corpos foram resgatados por volta da 01:30 desta sexta-feira já na zona de full cave, (local que teoricamente não deveriam estar), até o momento se desconhece o motivo do acidente, as autoridades locais estão trabalhando e investigando o caso.
gostaria de saber noticias sobre a identificação dos brasileiros.
Leda seguem mais informações: http://divemag.org/identificados-os-brasileiros-mortos-em-cenote-no-mexico/
Os brasileiros sao José Brugnaro Neto e sua esposa. Infelizmente conhecidos meus.
Meus pesames. É triste ler coisas assim. Provavelmente deve ser em decorrencia de um mergulho acompanhado com um instrutor DESPREPARADO. Quase perdi minha namorada por causa de um fdp despreparado que visa só dinheiro!
Deveria ser fechado.
MERGULHO e esportes radicais não é coisa para ser ensinado por aventureiros!!!
obrigada, só queria a confirmação, pois conheço a Dr. renata que trabalha no hospital da unimed em caçapava, e eu também.
Mergulhei neste mesmo cenote em Janeiro (há quase 5 meses atrás). Só pode ter ocorrido uma falha do guia, pois o caminho é todo sinalizado por cabos guia!
Eu e minha esposa fizemos esse mergulho e foi maravilhoso a caverna esta bem sinalizada e até agora não consigo entender como alguém consegue morrer naquele local , para mim eu concluo que eles entraram em pânico e nao conseguiram sair.
Com certeza esse guia esqueceu de checar o nível de oxigênio.
Avançou mais do que devia, e com ele os coitados que não sabiam das regras de seugurança do esporte. Quando o cilindro tá chegando no final, a respiração fica difícil. Daí, com certeza entraram em desespero, respirando com dificuldade… pânico, morte.
Alguem sabe dizer se os mergulhadores eram certificados para mergulhos em caverna ? Estive la e vi muitos mergulhadores basicos fazendo o que chamam de discovery em cavernas o que considero extremamente perigoso tendo em vista que a configuracao nao permite falhas ou erros.
li em um dos artigos que foram encontrados a 150 m da entrada ou seja em uma area de cave dive ou seja sem acesso direto a superficie e com necessidade de equipamentos especiais, treinamento especial, conhecimento de normas de seguranca e treinamento para situacoes extremas.
Fui guía de cenotes durante 2 anos e conheço bem o chac mool. O mergulho e seguro se respeitarmos as regras! Pelo que li, o acidente ocorreu dentro na zona de full cave. O guia deveria ter guiado o mergulho dentro dos limites de cavern dive e estes estão bem sinalizados e sao do conhecimento de qualquer guia certificado.
Realmente é muito triste, sou mergulhadora à mais de 12 anos, com certificação PAD avançada e vejo nestes anos que além da imprudência de operadoras e guias (por isto é importante uma operadora segura,que exigem carteira de certificação e tem postura na condução de mergulhos- mesmo perdendo U$)mas também reconhecer os nossos limites é fundamental. Já estive mergulhando em Cozumel e parece que lá o importante é fazer o turismo,,, tem agenciamento na saída dos barcos como se fossemos comprar laranjas….eles fazem qualquer negócio. Com a minha experiência só desci até 42 metros, mas uma amiga que mergulhava pela primeira vez com àcerticação básica (permitido até 18 metros) foi levada à 50 metros neste dia…
Fica aqui o meu registro para que o bom senso não venha ceifar mais vidas em um esporte que é simplesmente maravilhoso, inesquecível