XXII Encontro Internacional de Líderes de Mergulho da NAUI Mercosul 

Aconteceu em Jundiaí, interior de São Paulo, entre os dias 13 e 19/8, o XXII Encontro Internacional de Líderes de Mergulho da NAUI Mercosul. Entre os pontos altos do evento, tivemos a presença do Dr. Bruce Wienke, a lenda e pai do RGBM (reduced gradient bubble model), que apresentou uma palestra no sábado.

Dr. Bruce Wienke e Jornada em papo durante o coquetel na sexta-feira

Na sexta feira, aconteceu o tradicional coquetel promovido pela operadora de viagens Azul Profundo, regado a muita pizza, cerveja e boas risadas, para confraternização e comemoração de mais um ano de sucesso do encontro – já são 23 pra história!

A próxima edição da Divemag trará a cobertura completa deste super evento, não perca! Por enquanto, fique com uma palhinha do que aconteceu nestes dias que movimentaram o mergulho brasileiro.

Conceitos e objetivos do encontro:

• Reunir os líderes e instrutores de mergulho da NAUI Mercosul, para troca de experiências e confraternização, renovando o conceito de Associação.
• Permitir que líderes e instrutores de mergulho de outras agências conheçam o sistema de ensino da NAUI.
• Fomentar a discussão de temas relacionados ao mergulho, como aspectos comerciais, aspectos técnicos, aspectos de segurança e aspectos de preservação e conservação de ambientes subaquáticos.
• Oferecer novas oportunidades de especialização, através de cursos, aos líderes e instrutores de mergulho da NAUI.
• Oferecer novas oportunidades de atualização, através das palestras com temas relacionados ao mergulho.
• Oferecer aos importadores e fabricantes de equipamentos de mergulho a oportunidade de divulgar os seus produtos e serviços, bem como as novas marcas representadas.
• Oferecer aos operadores de turismo de mergulho oportunidade de divulgar os seus produtos e serviços.

O público-alvo foram os instrutores da NAUI e os proprietários de centros de mergulho, que contaram com cursos de especialização, palestras e work shops para atualização, além de conversas sobre equipamentos, operações e pacotes de mergulho. Grande oportunidade para se relacionarem e estreitarem o relacionamento com os fornecedores e players do mercado.

Outro grande atrativo foi o Update Anual, com todas as atualizações da NAUI e lançamentos dos novos produtos para as atividades de supervisão e ensino de mergulho. Única em seus conceitos, a NAUI tem despertado o interesse de profissionais de mergulho de todo o país, tanto que líderes de outras agências certificadores também estiveram presentes no evento.

Algumas das palestras que foram apresentadas no sábado dia 18

  • Parque Estadual Marítimo da Laje de Santos: 25 Anos de preservação – por: José Edmilson de Araujo Mello Junior, Gestor do Parque Estadual Marinho Laje de Santos , Fundação Florestal
  • Incidentes e Acidentes com cilindros de mergulho – por: Mario Dallas, fundador da TH Service Cilindros
  • Importância das operações de Mergulho na Forças Especiais do Exército Brasileiro – por: Coronel Rodrigo Garcia Otto, Chefe da Divisão de Ensino do Ciopesp
  • Brasil: referência internacional em prevenção de afogamentos – por: David Szpilman, Fundador da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático)
  • Mergulho Cientifico: novas tecnologias para a pesquisa marinha brasileira – por: Robin H. Loose NAUI#54568, Cientista e Coordenador do Projeto Rebimar
  • Recentes resultados das pesquisas cientificas sobre teoria de Oswaldo x RGBM – por: Prof. Dr. Oswaldo Monteiro Del Cima NAUI#48926, Universidade Federal de Viçosa
  • Teoria de RGBM – por: Prof. Dr. Bruce Wienke NAUI#5343L, Coordenador do Programa Weapons Technology/Simulation Office, LANL (Los Alamos National Lab)

Destaque da edição deste ano também foi o Curso de Mergulhador de Segurança Pública (que ainda está rolando, até dia 23/8), em conjunto com grupos de operações especiais da Marinha, Exército e Aeronáutica e do GOST – Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Foto: Reinaldo Alberti, GOST – Grupo de Operações de Socorro Tático/CBMPR

Sobre a Naui:

A National Association Of Undertwaters Instructors é uma Associação Educacional Mundial e democrática fundada em 1960. Seu objetivo principal é engajar pessoas às atividades de mergulho recreativo da forma mais segura possível. Para isso, a NAUI realiza treinamentos do mais alto nível, promovendo conjuntamente a preservação e a conservação de todos ambientes subaquáticos.

A NAUI treina, qualifica e certifica líderes e instrutores de mergulho, estabelece padrões para os diversos níveis de treinamento de mergulhadores e desenvolve programas, produtos e materiais de apoio aos líderes e instrutores NAUI para as atividades de supervisão e de ensino de mergulho. O principal propósito da NAUI é refletido em seu tema: Mergulho com Segurança Através da Educação.

A importância da qualidade de treinamento provida por instrutores NAUI é tão grande que a NAUI aplica vários métodos de avaliação, inclusive questionários enviados aos alunos certificados, para assegurar que os padrões sejam cumpridos.

Como pioneira na educação do mergulho, a NAUI desenvolveu diversos programas e conceitos aceitos pela indústria do mergulho. e está constantemente se empenhando em aumentar a segurança do mergulho através da atualização de seus padrões e programas.

A NAUI é a certificadora de mergulho que mais cresce, sendo responsável pela formação de aproximadamente 27% dos mergulhadores recreativos de todo o mundo. Considerando os meios acadêmicos, científicos e militares é a certificadora mais presente.

A NAUI possui escritórios espalhados por todo o mundo, os chamados Service Centers, com função de representar a NAUI em sua região, emitindo credenciais, vendendo materiais, analisando propostas de novos programas, promovendo cursos de formação de instrutores, enfim, dando suporte para os instrutores de sua área e promovendo a NAUI como Associação de Mergulho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.