O aparecimento de um número elevado de tartarugas mortas no Litoral Norte de Santa Catarina vai ser pesquisado pelo Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Entre sexta (17) e segunda-feira (20) foram registrados o aparecimento de 20 tartarugas, a maioria da espécie cabeçuda e algumas tartarugas-verdes entre a região de Balneário Piçarras e Bombinhas. Na maior parte dos casos há evidências de os animais foram machucados por redes de pesca.
Além das tartarugas, também foram recolhidos quatro pinguins mortos durante este período. “Estamos monitorando a orla, mas podemos adiantar que o aparecimento de um número tão significativo desses animais mortos demonstra o quanto a ação do homem vem afetando nossos mares, seja por meio da pesca desenfreada ou da poluição”, afirma Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico e Ecomuseu da Univali.
Parte do material foi recolhido e encaminhado para estudos no Museu Oceanográfico, em Balneário Piçarras. Apesar do número oficial de animais marinhos mortos na costa do Litoral Norte catarinense neste período ser 24, a quantidade real é provavelmente maior. “Nem todos os animais chegam até nós, alguns são enterrados pela prefeitura em aterros sanitários, outros ficam no mar e também tem as pessoas curiosas que recolhem as tartarugas para usar as carcaças como decoração de restaurante ou da própria casa”, explica Soto.
More
Wreckage Found in Kenya Could Belong to Vasco da Gama’s Ship
More Than 30 Pilot Whales Rescued in New Zealand
Whale Shark Spotted for the Second Time in Espírito Santo