Ron e Valerie Taylor foram figuras míticas na minha formação de mergulhador e fotógrafo, foram incontáveis episódios de seus documentários assistidos a exaustão, onde me via sonhando em fazer algo semelhante um dia, lembro claramente de aos sábados, junto com meu pai, delirar a cada episódio assistido, e ao mesmo tempo me frustrar quando meu velho me dizia que aquilo era sonho, um dia desses ao almoçarmos juntos recordamos essas passagens e nossas longas discussões e ele deu risada me dizendo: “viu eu não disse que isso era sonho de criança”… pois é…e aqui estou eu, na semana em que Ron faleceu estava em plena expedição nos cenotes mexicanos explorando cavernas novas e inéditas, em seguida fui fazer uma matéria com os tubarões baleia em Isla Mujeres, e de quebra no meio do caminho mergulhar com alguns tubarões touro em Playa Del Carmen, me emocionei ao saber de sua passagem e decidi publicar algo posterior, esse australiano que filmou algumas das cenas subaquáticas do clássico “Tubarão” (1975), morreu aos 78 anos após uma longa batalha contra o câncer.
Taylor, que tinha leucemia há dois anos, faleceu no dia 09 de setembro em um hospital em Sydney, ao lado do amigo Andrew Fox, que trabalhou ao lado dele com conservação de tubarões ao longo de décadas.
Taylor e sua mulher Valerie passaram anos filmando tubarões brancos e tentando divulgar que esses animais, apesar de ferozes, mereciam respeito. Foi assim que Steven Spielberg fez o convite para o casal participar das filmagens de “Tubarão”.
Ele e Valerie filmaram alguns documentários sobre tubarões, incluindo “Shark Hunters” e a série de TV “Inner Space”. Em “Operation Shark Bite”, sua mulher usa uma roupa de malha de aço projetada pelo casal para resistir a mordidas de tubarão, escapando sem ferimentos, exatamente o que se usa hoje em dia nas sessões de alimentação nas Bahamas e outros destinos.
Em 2003, Taylor foi nomeado membro da Ordem da Austrália, uma das maiores honras para um cidadão australiano, por seu trabalho com conservação. Valerie recebeu a mesma homenagem em 2010.
Só tenho que agradecer pela inspiração e pelo pioneirismo desse casal que tanto fez pela preservação dos oceanos em uma época onde isso não era modinha.
Obrigado Ron descanse em paz, do garoto que tornou-se homem e acreditou e se inspirou em seus ideais
Kadu Pinheiro
Abaixo algumas imagens que imortalizaram Ron:
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution