Em um golpe de sorte, há tempos, uma grande âncora foi descoberta na parede continental de Fernando de Noronha, cuja marca era de conhecimento de poucos e os mergulhos raros considerando que o perfil exige treinamento técnico específico e envolve vários riscos.
Por outro lado, o cenário é alucinante e praticamente inexplorado. A âncora descansa em um pequeno buraco, que, a depender do ângulo, se assemelha a um coração. Finda essa cratera, há uma curta passagem/caverna que leva à imensidão do azul e às paredes, propriamente ditas. A profundidade aqui é abissal.
Em meados do ano passado, conversando com Fernando Rodrigues, me foi relatado o planejamento para cabear e fazer um circuito no local, possibilitando, assim, levar de forma segura mergulhadores habilitados.
E assim o fez.
Tive a honra de mergulhar com o mesmo. Descemos de Rebreathear, eu utilizando um meg15 e Fernando um REvo. Contamos, ainda, com a presença do nosso Safety diver Sílvio, do Staff da Seaparadise, cuja participação é indispensável para o perfil planejado.
O circuito é surreal. Descemos cerca de 75 metros, onde adentramos a pequena caverna, saímos na borda da parede e continuamos ladeando a parede aos 100 metros de profundidade. Seguimos nesse patamar por mais por alguns metros e penetramos uma passagem, fazendo, desta feita, o percurso de volta ao platô dos 70 metros. Navegamos mais um pouco até achar o cabo que se encontra preso à âncora e iniciamos as paradas descompressivas da subida para superfície .
Afirmo, com segurança, que esse é um dos mergulhos técnicos mais bonitos que fiz no Brasil e que somente foi possível graças ao empenho do Sr. Fernando Rodrigues, da Seaparadise, em viabilizar uma operação impecável e com regularidade para aqueles que estão habilitados.
Pouco depois as mergulhadoras Camila Mata e Ana Flavia Pantalena, também fizeram a imersão e, em conversa com as mesmas, a sensação de deslumbre foi a mesma.
Recomendação para os habilitados, façam esse mergulho!
Victor Soares
Natural de Natal/RN, advogado, sócio da Brandão & Soares Advogados Ass.
Mergulha desde 1998 pela PDIC.
Mergulhador CCR Trimix, Cave Dive pela Iantd. Utiliza as maquinas Meg 15, SF2 e Prism2 e instrutor de Mergulho Advanced Recreational Trimix, formado pelo IT Gabriel Katter.
Sócio fundador da Escola de Mergulho CCR-BRAZIL de Natal/RN.
Tem como hobby mergulhar pelo mundo registrando cada momento.
INSTAGRAM: @CCRBRAZIL @VICTOR_B_SOARES
Email: victorbrunosoares@yahoo.com.br