Se o leão é o rei da selva, o tubarão é o rei dos oceanos! Desde que surgiu, há 400 milhões de anos, o animal utiliza várias artimanhas para ser o mais poderoso dentro da água e dominar o território submarino: hoje, os cientistas já conhecem mais de 400 espécies diferentes de tubarão, que vivem nos mares, lagos e rios do planeta.
Por isso mesmo, o animal não podia ficar de fora do Planeta no Parque 2013, cujo tema é O Caminho das Águas, em homenagem ao ano internacional do recurso. Na oficina Brincadeiras do Fundo do Mar, promovida pela equipe da Divers for Sharks* – projeto que atua em prol da preservação desse bicho –, “minitubarões” invadiram a marquise do Parque Ibirapuera, onde acontece o evento.
É que as crianças tiveram a oportunidade de criar, com as próprias mãos, cabeças de tubarão para se fantasiar e levar para casa. “Você sabia que essa história de que ele come as pessoas é o maior exagero? O tubarão só ataca gente quando o homem destrói o oceano e ele fica sem alimento”, explicou Mayara Fonseca, bióloga, para a filha Paula, de 11 anos, que brincou que ia atacar a mãe, enquanto confeccionava a cabeça de tubarão.
A oficina encantou adultos e crianças de todas as idades. O pequeno Gabriel, de três anos, desfilou todo empolgado pela marquise com sua cabeça e até posou para foto.
Toda essa festa aconteceu ao som de Lenine, que no telão da arena do Planeta no Parque 2013 cantava a música Bichos do Mar. Gravada para o Projeto Tamar, patrocinado pela Petrobras, a canção fala da importância de preservamos as criaturas marinhas. Assista ao clipe, acima!
Por: Débora Spitzcovsky do palneta Sustentável
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution