HomeHomeMeio Ambiente

Tubarão-da-groenlândia é o animal mais velho da Terra, com idade estimada de 390 anos

Baleias encalham em praia de Arraial do Cabo (RJ) e banhistas confundem com tubarão
Espetáculo! Golfinhos são flagrados próximos da Ilha do Campeche, em Florianópolis

O tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus) é o animal mais velho a habitar a Terra, segundo um novo estudo publicado na revista Science. Com aproximadamente 390 anos, o animal que vive nas águas profundas do Ártico teve a camada externa dos olhos analisada para a datação da idade.


HEMMING1952 (SOB LICENÇA CREATIVE COMMONS)

O líder do estudo, Julius Nielsen, biólogo na Universidade de Copenhague, concluiu que exemplares da espécie vivem entre 272 e 512 anos de idade — o mais provável é uma expectativa média de vida de 390 anos.

“Tínhamos a expectativa de que seriam animais de grande longevidade, mas fiquei surpreendido por se revelarem tão velhos”, explica o biólogo.

Para chegar ao número, Nielsen fez um experimento com 28 tubarões fêmeas, que haviam sido mortos acidentalmente durante o programa comercial de monitorização de peixes, do Instituto de Recursos Naturais da Groenlândia.

Fonte: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/tubarao-da-groenlandia-e-o-animal-mais-velho-da-terra-com-idade-estimada-de-390-anos-13122022

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0