O tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus) é o animal mais velho a habitar a Terra, segundo um novo estudo publicado na revista Science. Com aproximadamente 390 anos, o animal que vive nas águas profundas do Ártico teve a camada externa dos olhos analisada para a datação da idade.
O líder do estudo, Julius Nielsen, biólogo na Universidade de Copenhague, concluiu que exemplares da espécie vivem entre 272 e 512 anos de idade — o mais provável é uma expectativa média de vida de 390 anos.
“Tínhamos a expectativa de que seriam animais de grande longevidade, mas fiquei surpreendido por se revelarem tão velhos”, explica o biólogo.
Para chegar ao número, Nielsen fez um experimento com 28 tubarões fêmeas, que haviam sido mortos acidentalmente durante o programa comercial de monitorização de peixes, do Instituto de Recursos Naturais da Groenlândia.
Fonte: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/tubarao-da-groenlandia-e-o-animal-mais-velho-da-terra-com-idade-estimada-de-390-anos-13122022
More
Diver Has Terrifying Encounter with Great White Shark in Australia and Avoids Attack Using Key Techniques
Unusual Discovery on Australian Beaches Intrigues and Divides Opinions
Saudi Arabia Launches Luxury Island in the Red Sea, Opening a New Era for Exclusive Tourism