Um lago seco revelando buracos escavados por peixes, um assentamento no meio de um campo de colza amarela estão entre as imagens vencedoras que cativaram os jurados do Concurso de Fotografia Global 2023 da The Nature Conservancy.
O prêmio principal deste ano foi concedido ao fotógrafo húngaro Tibor Litauszki por sua imagem subaquática de um tritão alpino se alimentando de ovos de rã recém-postos. Iluminada com uma lâmpada de LED e capturada com uma câmera em uma caixa à prova d’água com um controle remoto caseiro com fio, Tibor afirmou que a fotografia mostra o “ciclo e sensibilidade da natureza”.
De acordo com a The Nature Conservancy, uma organização ambiental global sem fins lucrativos, o concurso deste ano teve um número recorde de inscrições, com 189.000 participações de mais de 80.000 fotógrafos, mas Litauszki ganhou por capturar um evento único e muitas vezes negligenciado na natureza.
“Um simples riacho cheio de vida transformou-se em outro mundo – uma galáxia de verdes e azuis brilhando através de uma tela escura”, disse o diretor do concurso e coordenador de julgamento Alex Snyder sobre a imagem vencedora. “A dificuldade técnica por si só deu à imagem notas altas, mas a composição geral e a estética a tornaram uma vencedora.”
Outras fotografias vencedoras retratam a beleza da vida selvagem, como uma silhueta ao nascer do sol de um gracioso pássaro e a pele brilhante de uma cobra de milho sob luz.
Para ver todos os vencedores: https://www.tnc.org.br/ajude/concurso-de-fotos/2023-vencedores/
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution