Cientistas norte-americanos alcançaram êxito ao interagir com uma baleia jubarte em seu próprio idioma, e agora sugerem que essa técnica poderia ser útil para a comunicação com extraterrestres no futuro. Pesquisadores da UC Davis, Alaska Whale Foundation e Instituto SETI documentaram uma “interação acústica (e comportamental) intencional entre humanos e baleias”.
O estudo, publicado na revista científica PeerJ, detalha a experiência com uma baleia jubarte adulta chamada Twain, no sudeste do Alasca. Os cientistas realizaram “chamadas de contato”, equivalentes a uma saudação humana, e Twain respondeu durante 20 minutos.
Os pesquisadores acreditam que o comportamento da baleia pode se assemelhar à maneira como espécies alienígenas procurariam se comunicar com a humanidade. Brenda McCowan, autora do artigo e professora de veterinária na UC Davis, explicou que, ao estudar as diversas formas de inteligência neste planeta, é possível obter insights sobre como seria uma inteligência alienígena, pois “não será exatamente como a nossa”.
McCowan destacou que o experimento representou a “primeira troca comunicativa entre humanos e baleias na ‘linguagem’ jubarte”. Durante o estudo, um alto-falante subaquático emitiu o “chamado de contato”, levando Twain a se aproximar e circundar o barco da equipe. A baleia respondeu a todas as chamadas, ajustando-se às variações nos intervalos entre cada sinal.
More
What the first images of the 3D megamap of the universe reveal
Diver Has Terrifying Encounter with Great White Shark in Australia and Avoids Attack Using Key Techniques
Unusual Discovery on Australian Beaches Intrigues and Divides Opinions