Mais de 60 filhotes de tartaruga da espécie Gigante, uma das mais raras e ameaçadas de extinção, deixaram três ninhos e ganharam o mar na Praia de Itaparica, em Vila Velha, na tarde desta segunda-feira (10). O fenômeno é uma raridade nas praias da Grande Vitória, segundo o projeto Tamar.
Os filhotes foram levados para o final da praia para serem soltos na areia bem próximo ao mar. Normalmente, esta espécie desova nas praias do Norte do Espírito Santo, em Regência e Povoação, mas desta vez surpreendeu, desovando em Vila Velha.
Os ovos estavam encubados desde dezembro de 2013 e os filhotes, abandonaram os ninhos por volta das 18h, com ajuda de uma equipe do Tamar. Segundo os técnicos, quando adultos, eles poderão chegar a pesar 700 quilos, com um casco de até dois metros. Mas de acordo com as estatísticas, somente 1% desses filhotes chegarão à idade adulta.
Em Regência e Conceição da Barra, no Norte do estado, onde a ocorrência da espécie é mais comum, 30 novas tartarugas apareceram para desovar. Anteriormente, 4 a 12 apareciam. Esta tartaruga tem hábitos oceânicos e como o caso é flexível, parecido com couro, podem mergulhar a mais de 1 mil metro de profundidade em busca de alimento, água viva e medusas, por exemplo.
Segundo o Projeto Tamar, a temporada de desova sempre acontece entre setembro e março. Ao todo, na orla do norte capixaba, foram registrados 1.800 ninhos em 2013. Já na temporada que se encerra no mês que vem, já há registro de 2.500.
Desova
Durante o período de desova, a tartaruga vão até a areia, escolhem um local, cava um buraco, depositam os ovos e em seguida, enchem o buraco com areia. Esse processo pode levar até três horas, dependendo da espécie. Cada tartaruga faz quatro a sete ninhos em uma única temporada. Varia entre 100 e 120 ovos em cada buraco.
Fonte: G1
More
New Species of Giant Crustacean Named After Darth Vader
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies