Moradores da cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, foram surpreendidos, na manhã desta quarta-feira (21), com a presença de uma tartaruga-de-couro que apareceu na praia. O animal está com uma nadadeira machucada e será examinado por veterinários. O animal é considerado o maior do mundo entre as tartarugas.
O animal foi visto por volta das 7h, na praia do Jardim Jamaica. A Guarda Municipal de Itanhaém foi até o local para proteger o animal dos banhistas mais curiosos. Os guardas também providenciaram um guarda-sol para que a tartaruga não queime o casco. “Tomamos como primeira providência a atitude de retirar a tartaruga da água, impedindo que ela se afogue, já que a tartaruga busca o oxigênio na superfície. Foi providenciado também um guarda-sol para proteger a sua carapaça, que é recoberta por uma pele grossa e coriácea, sem escama, aparentando um couro”, explica a guarda Rafaela Lucano.
Segundo a Guarda Municipal, a tartaruga tem aproximadamente 1 metro e meio de comprimento, 250 quilos e está com uma nadadeira machucada. O Instituto Gremar foi chamado ao local para examinar o animal e analisar se terá condições de voltar ao mar ainda hoje.
More
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies
Antarctic Sea Ice Shows Signs of Recovery After Critical Periods