Um grande susto mobilizou a população de Fernando de Noronha na manhã desta sexta (12). Um mergulhador de Brasília, com 45 anos de idade, sumiu na operação de mergulho autônomo na região das Pedras Secas, há aproximadamento dez metros de profundidade. O visitante não foi localizado após a operação. Cerca de 20 embarcações da ilha foram mobilizadas na procura ao turista, incluindo o barco Navi que tem fundo transparente com uma lente de aumento. O mergulhador foi encontrado com vida à deriva início da tarde pelos tripulantes da embarcação Tubarão Branco nas proximidades da Atalaia, num distância de 1,6 milhas náuticas, o que representa três quilômetros. O estado de saúde dele é bom.
O mergulhador é credenciado e fez o passeio com operadora Atlantis Divers. O dono da empresa, Patrick Muller, agradeceu a colaboração dos envolvidos nos trabalhos de busca. “ Graças Deus deu tudo certo, agradeço o apoio de todos” afirmou o empresário. O visitante estava num grupo de 19 brasilienses e contava com cinco instrutores. “ Pelas regras internacionais o credenciado pode até mergulhar só, mas estabelecemos que os grupos contem com guias como norma de segurança. Nós disponibilizados um instrutor para cada cinco clientes ” informou Patrick.
O empresário, que também é presidente da Anema- Associação Noronhense de Empresas de Mergulho, relata que a Atlantis Divers opera em Fernando de Noronha há 19 anos, e segundo cálculos de Muller, a empresa já realizou cerca de 300 mil mergulhos ao longo deste tempo. Patrick esclarece que as estatísticas são de um acidente grave a cada 100 mil mergulhos e que a operadora ainda não tem registros de fatalidade.
Por: por Ana Clara Marinho / Blog Viver Noronha
More
New Species of Giant Crustacean Named After Darth Vader
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies