Submarino USS S-28, desaparecido desde a Segunda Guerra Mundial é encontrado no Havaí

Submarino USS S-28, desaparecido desde a Segunda Guerra Mundial é encontrado no Havaí

Recentemente os pesquisadores do Lost 52 Project, liderado pelo explorador e empreendedor dos oceanos Tim Taylor, encontraram o Submarino USS S-28, que afundou em 04 de Julho de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto fazia a sua 7ª patrulha pelos mares do Havaí, levando consigo a vida de 49 marinheiros dos EUA.

A embarcação de 219 pés foi lançada em 1922 e serviu a Marinha dos Estados Unidos até a tarde de 1944, quando a comunicação com outro navio que estava fazendo exercícios de guerra antissubmarina com o S-28 foi interrompida. Todas as tentativas de estabelecer contato foram perdidas e dois dias depois do ocorrido, uma mancha de óleo diesel foi vista na localização que o submarino estava operando, mas a profundidade chegava a 8400 pés, aproximadamente 2,5 km, o que excedia o limite que os equipamentos de resgates e salvamentos disponíveis na época poderiam alcançar.

“Em nenhum momento durante a aproximação ou a busca de som subsequente, foram vistos ou ouvidos, qualquer sinal que indicava uma explosão no S-28”, disse o Comando de História e Patrimônio Naval na época.

A organização do Lost 52 Project utilizou veículos subaquáticos autônomos e um ROV (veículo de operação remota), os mesmos utilizados em pesquisas de grandes profundidades pelos cientistas como a Dra. Sylvia Earle, o Dr. Eugenie Clark, Phillipe Cousteau, entre outros renomados pesquisadores marinhos.

O USS S-28 foi o terceiro submarino desaparecido na 2ª Guerra Mundial que foi descoberto pela equipe de Tim Taylor desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *