Vândalos danificaram os destroços de um mini submarino japonês que atacou o porto de Sydney, durante a Segunda Guerra Mundial, roubando peças e relíquias protegidas.
Na época do incidente as tripulações de dois dos três submarinos envolvidos no assalto afundaram seus barcos e cometeram suicídio, mas o destino do terceiro submarino era desconhecido até 2006, quando mergulhadores descobriram seus destroços perto das praias ao norte de Sydney.
Autoridades colocaram uma zona de exclusão em torno da embarcação, onde acredita-se encontrar os restos mortais dos dois tripulantes e seus itens pessoais, tais como espadas de samurai e amuletos de sorte. A área do naufrágio é supostamente monitorada por câmeras de longo alcance.
Foi constatado que mergulhadores entraram no local, danificando o casco do mini submarino e roubando várias relíquias, o Departamento de Meio Ambiente da Austrália fez um apelo por mais informações, sem especificar o que foi roubado.
O dano resultante desse crime inclui a ruptura e remoção de duas das três pás da hélice visíveis do submarino, causando danos permanentes a uma parte significativa da história da Segunda Guerra Mundial da Austrália, disse o departamento.
O dano foi descoberto durante uma inspeção arqueológica.
Qualquer um considerado culpado por2 danificar ou perturbar um naufrágio protegido pode pegar até cinco anos de prisão.
O naufrágio também é protegido pela lei de New South Wales com multas de até £ 763,000 euros.
O ataque letal de 1942 aconteceu depois de um vôo de reconhecimento japonês que informou a presença de navios de guerra aliados ancorados no porto de Sydney.
O comandante de uma frota de cinco grandes submarinos japoneses estacionados ao largo da cidade decidiu atacar com três mini submarinos cada um carregando uma tripulação de dois homens.
Eles evitaram a parcialmente construída rede anti-submarino do porto de Sydney e tentaram afundar os navios de guerra que estavam no porto, mas foram detectados e atacados.
Um submarino tentou torpedear o cruzador pesado USS Chicago, mas acabou afundou o navio australiano HMAS Kuttabul, matando 21 marinheiros.
Fonte: Orange News
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution