Sopa de barbatana de tubarão é definitivamente banida de banquetes oficiais do governo Chinês

Foto: AP / KIN CHEUNG
Foto: AP / KIN CHEUNG

A sopa de barbatana de tubarão, um refinado prato da gastronomia chinesa, não será mais servida nos banquetes oficiais da China, já que o prato é muito criticado por ambientalistas pela forma cruel de obtenção de seu principal ingrediente,

A proibição faz parte de um pacote de medidas adotadas pelo presidente chinês, Xi Jinping sobre a diminuição e combate a corrupção e os gastos extravagantes no governo chinês,  a proibição de sopa de barbatana de tubarão, em particular, chega depois de mais de um ano depois de o país ter se comprometido a banir a sopa de banquetes oficiais e após vários anos de protestos de dentro da China e em todo o mundo.

Um departamento do Conselho de Estado (Executivo) enviou uma carta aos departamentos governamentais pedindo que deixem de servir esta sopa nos banquetes oficiais, a mesma que muitos chefes de Estado e Governo de outros países já provaram em suas visitas oficiais à China.
“É uma decisão louvável e um bravo ato que o governo chinês tomou”, diz Alex Hofford, diretor executivo da My Ocean baseada em Hong Kong, segundo a agência France-Presse. “Vai ter um grande impacto na sociedade, porque o que o governo faz serve de exemplo para a sociedade e muito provável logo em seguida, o setor corporativo vai seguir o exemplo.”
Para obter as barbatanas, pescadores pegam o tubarão, cortam suas barbatanas e o devolvem ao mar, onde eles morrem de maneira cruel e desumana por perder sua capacidade natatória. Além de um grande desperdício, os ecologistas consideram essa pratica de uma extrema crueldade.
Apesar das campanhas de conscientização, os ambientalistas calculam que a cada ano 70 milhões de tubarões são capturados por causa de suas barbatanas, que chegam a custar mais de US$ mil o quilo no mercado de Hong Kong, centro mundial do comércio deste produto.
Por conta dessa busca, 90% dos tubarões do mundo foram dizimados e estão ameaçadas de extinção, segundo a organização Sea Shepherd ONG que combate crimes ambientais no mundo todo, uma das principais responsáveis pela campanha contra o consumo de produtos derivados de tubarões, que, por sua vez, conta com participação de artistas e celebridades no mundo todo inclusive na China.
é assim que gostaríamos de vê-los sempre
É assim que gostaríamos de vê-los sempre
Mais uma pequena vitória a ser comemorada, e um grande passo na conservação desses gigantes do oceano
Por: Kadu Pinheiro / Divemag.org
________________________

About The Author