A sopa de barbatana de tubarão, um refinado prato da gastronomia chinesa, não será mais servida nos banquetes oficiais da China, já que o prato é muito criticado por ambientalistas pela forma cruel de obtenção de seu principal ingrediente,
A proibição faz parte de um pacote de medidas adotadas pelo presidente chinês, Xi Jinping sobre a diminuição e combate a corrupção e os gastos extravagantes no governo chinês, a proibição de sopa de barbatana de tubarão, em particular, chega depois de mais de um ano depois de o país ter se comprometido a banir a sopa de banquetes oficiais e após vários anos de protestos de dentro da China e em todo o mundo.
Um departamento do Conselho de Estado (Executivo) enviou uma carta aos departamentos governamentais pedindo que deixem de servir esta sopa nos banquetes oficiais, a mesma que muitos chefes de Estado e Governo de outros países já provaram em suas visitas oficiais à China.
“É uma decisão louvável e um bravo ato que o governo chinês tomou”, diz Alex Hofford, diretor executivo da My Ocean baseada em Hong Kong, segundo a agência France-Presse. “Vai ter um grande impacto na sociedade, porque o que o governo faz serve de exemplo para a sociedade e muito provável logo em seguida, o setor corporativo vai seguir o exemplo.”
Para obter as barbatanas, pescadores pegam o tubarão, cortam suas barbatanas e o devolvem ao mar, onde eles morrem de maneira cruel e desumana por perder sua capacidade natatória. Além de um grande desperdício, os ecologistas consideram essa pratica de uma extrema crueldade.
Apesar das campanhas de conscientização, os ambientalistas calculam que a cada ano 70 milhões de tubarões são capturados por causa de suas barbatanas, que chegam a custar mais de US$ mil o quilo no mercado de Hong Kong, centro mundial do comércio deste produto.
Por conta dessa busca, 90% dos tubarões do mundo foram dizimados e estão ameaçadas de extinção, segundo a organização Sea Shepherd ONG que combate crimes ambientais no mundo todo, uma das principais responsáveis pela campanha contra o consumo de produtos derivados de tubarões, que, por sua vez, conta com participação de artistas e celebridades no mundo todo inclusive na China.
Mais uma pequena vitória a ser comemorada, e um grande passo na conservação desses gigantes do oceano
Por: Kadu Pinheiro / Divemag.org
________________________
More
More Than 30 Pilot Whales Rescued in New Zealand
Whale Shark Spotted for the Second Time in Espírito Santo
Oarfish Reappears in California, Reviving Beliefs About Its Link to Natural Disasters