Três mergulhadores entraram pela primeira vez nos rios subterrâneos da maior caverna do mundo e descobriram uma passagem subterrânea que a liga a uma outra caverna.

A caverna mais profunda do mundo é, afinal, ainda maior do que se julgava. Três mergulhadores britânicos entraram na Son Doong, no Vietnam e descobriram um novo conduto que a conecta a uma outra caverna chamada Hang Thung.
Jason Mallinson, Rick Stanton e Chris Jewell, 3 dos mergulhadores que participaram no resgate das crianças tailandesas que ficaram presas numa caverna em 2018, aventuraram-se no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang para explorar submundo da Son Doong. A equipe mergulhou a 78 metros mas não esperava encontrar essa profundidade.

“É como se alguém encontrasse um novo cume do Everest, que tornasse a montanha mil metros ainda mais alta”, disse Howard Limbert, um dos peritos que ajudou a organizar a expedição. A Son Doong, que fica na província de Quang Binh, tem atualmente uma capacidade de 38,5 milhões de metros cúbicos de água. Com a ligação à caverna Thung, terá mais 1,6 milhões. “Esta caverna tem um tamanho simplesmente ridículo”, continuou Limbert.
Com cerca de três milhões de anos, Son Doong foi declarada a maior caverna do mundo em 2010. É tão profunda que caberia no seu interior um bairro inteiro de Nova Iorque com arranha-céus de 40 andares, de acordo com a Oxalis, agência que organiza visitas e expedições ao local.

Mergulhar nas águas e rios subterrâneos da Son Doong é algo inédito. A ideia partiu da Oxalis e como forma de agradecer aos mergulhadores pelo resgate da equipe de futebol na caverna da Tailândia. “Os mergulhadores fizeram um trabalho fantástico no resgate das crianças na Tailândia, e os convidamos para uma viagem a Son Doong como forma de agradecimento pelo esforço”, disse Limbert, que é também conselheiro técnico da Oxalis.
A equipe espera regressar às águas da caverna em abril do próximo ano, com equipamento que permita mergulhos ainda mais profundos. Abril é a melhor época do ano para entrar nestes rios subterrâneos, uma vez que o nível das águas é baixo e há uma boa visibilidade.
Acho incrível que algo tão importante como a maior caverna do mundo ainda esteja sendo explorada e compreendida. Nunca ninguém tinha entrado na Son Doong até 2009. E esta última descoberta mostra que ainda há muitas coisas para descobrir neste planeta. É realmente muito entusiasmante”, disse Howard Limbert.

Seção da gruta conhecida por Jardim de Edam
No interior da gruta, existem ainda diferentes microclimas e duas florestas. A flora cresce e resiste no interior da Son Doong devido às falhas nas rochas, que permitem a entrada de luz natural.
Uma caverna que levou anos para ser descoberta
A gruta de Son Doong foi descoberta acidentalmente pelo vietnamita Ho Khanh em 1990. Khanh caçava na região quando descobriu uma abertura e sentiu uma brisa na face. Ouviu depois barulho de água corrente. Mais tarde, quando voltou ao local, não conseguiu nunca mais encontrar a gruta, que estava coberta e escondida por folhagem. “Khanh passou muitos e muitos anos tentando encontrar de novo a entrada da caverna. Até que, finalmente, em 2009 nos conduziu ao local. Percebemos logo a importância da descoberta”, contou Limbert.

O Parque Nacional onde fica localizada a caverna é um famoso destino turístico no Vietnam. “Há muitos rios, fantásticas florestas, montanhas, penhascos e muita vida selvagem”, explicou o conselheiro técnico. Contudo, até agora, apenas 30% do parque foi explorado. “Há muito mais para ver”, completou o perito.

O parque pode ser explorado em visitas guiadas que duram quatro dias e contam com percursos de 25 quilómetros. As visitas são limitadas a grupos de dez pessoas (máximo de mil visitantes por ano) e têm um custo de 2.990 dólares (cerca de 2.600 euros). para acompanhar os turistas existe um grupo de 27 guias.
More
The Shocking Record of Greenland’s Ice Melt: Huskies ‘Walking on Water’
The Brave Lionfish Hunters of the Caribbean
Over 800 New Marine Species Discovered in Global Expedition