Resultado do campeonato brasileiro de fotografia submarina da ABISUB

Etapa final aconteceu no feriadão na Costa do Peró, em Cabo Frio.

Com a fotografia de uma Maria da Toca, feita na Ilha do Papagaio, na Costa do Peró, o dentista Fábio Freitas venceu a etapa Cabo Frio e o Circuito Nacional de Fotos Subaquáticas na categoria principal (Peixe/DSRL). Promovido pela Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (ABISUB), a competição contou com outras três etapas ao longo do ano. A final reuniu dezenas de competidores na Costa do Peró, que possui rica biodiversidade marinha. No próximo domingo, dia 25, a Praia do Peró vai hastear a Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade de praias.

Foto campeã na temática DSLR | Cleber Assunção

Com a foto de um octocoral, Flávia Mergulhão, mulher de Fábio Freitas, também conquistou o título nacional na categoria Close Up/Compacta. Fernanda Saldanha venceu a categoria Peixe/Compacta com a foto de um Baiacu Arara. Na categoria Temática/DSRL, o campeão foi Cléber Assunção com a foto de uma gorgonha também na Ilha do Papagaio. Os fotógrafos contaram com a estrutura de Litoral Sub, onde foi feita a premiação, Os treinos foram no feriado de 15 de novembro, seguindo-se dois dias de competição:

Campeã na categoria Peixe/Compacta | Fernanda Saldanha

A riqueza marinha da Costa de Peró traz grande diversidade de espécies marinhas, como tartarugas, alguns cardumes e grande quantidade de pequenas e coloridas criaturas chamadas nudibrânquios. Apesar da falta de consciência de alguns turistas, o meio ambiente se encontra preservado neste belo recanto do nosso vasto litoral brasileiro – disse Fábio Freitas, morador de Niterói e ex-presidente da ABISUB.

Foto campeã na categoria close-up Compacta | Flávia Mergulhão

Com cerca de 10 quilômetros de extensão, a Costa do Peró, incluindo as ilhas, ganhou proteção integral com a criação do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), que foi criado em 2011, mas até hoje não possui seu Plano de Manejo. O PECS abrange, além das ilhas, as praias Brava, Conchas e Peró. O plano é o documento necessário para organizar as trilhas, zonas de pesca, mergulho e outras atividades turísticas.

Veja o resultado completo no site da ABISUB

Campeã categoria principal (Peixe/DSRL) | Fábio Freitas

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.