Raia manta oceânica é flagrada em Ilhabela; veja vídeo

Espécie rara na região, foi filmada por drone enquanto se alimentava graciosamente

Uma raia manta oceânica (Manta birostris/ref. Mobula birostris) foi avistada na praia de Borrifos, no Sul de Ilhabela (SP), bem próxima ao naufrágio Dart. O registro aconteceu no dia 20/7, por volta das 12h30, e acaba de ser divulgado pelo casal Ana e Sérgio França, proprietários de uma casa no local.

As mantas oceânicas costumam passar os meses de inverno na região de Santos, com muitos avistamentos por mergulhadores no entorno da Laje e da Queimada Grande, mas aparições no litoral norte de São Paulo são raras – ainda mais com um belíssima filmagem de drone.

Imagens: Sérgio França/OceanViews

Sem ferimentos aparentes no dorso ou sinais de petrechos de pesca, trata-se de uma raia manta oceânica adulta (entre 4m e 5m de envergadura). Estava entre 30m e 50m da costa, em comportamento de alimentação – provavelmente aproveitando um aglomerado de plâncton próximo à superfície –, nadando calmamente dentro de uma área pequena para conseguir filtrar o máximo de alimento possível.

No vídeo, é possível observar o papel dos prolongamentos cefálicos (nadadeiras cefálicas, à frente da cabeça), que se unem e funcionam como um prolongamento da boca, potencializando o volume de água e, consequentemente, de plâncton filtrado em seus arcos branquiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.