Proteção Animal Mundial lança aplicativo para mapear redes de pesca abandonadas no mar

Ghost Gear Reporter, disponível em IOS e Android, irá ajudar no combate à pesca fantasma no Brasil

São Paulo, 18 de junho de 2019 – A Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que atua em prol do bem-estar animal, lançou a versão brasileira do aplicativo “Ghost Gear Reporter”. Trata-se de um instrumento de ciência cidadão, que permite que qualquer pessoa ajude com o mapeamento de redes de pesca perdidas ou abandonadas nos mares do Brasil e contribua com o banco de dados da Iniciativa Global de Combate à Pesca Fantasma (GGGI, na sigla em inglês).

A utilização do aplicativo é simples e muito intuitiva. Após encontrar redes, linhas, armações ou qualquer outro equipamento de pesca perdido, seja em alto-mar ou na costa, o usuário deve mapear e fotografar o equipamento. O aplicativo também pede informações básicas, incluindo se algum animal marinho está emaranhado no equipamento. Os registros coletados serão incluídos no banco de dados da Iniciativa Global de Combate à Pesca Fantasma e, posteriormente, servirão como base para incentivar projetos e políticas públicas para combater a pesca fantasma e salvar milhões de animais.

João Almeida, gerente de vida silvestre da ONG, revela a ocorrência de redes fantasmas em ao menos 70% do território nacional. “De acordo com o nosso relatório ‘Maré Fantasma’, há registro de lixo proveniente da pesca em 12 dos 17 estados da federação – incluindo áreas de alta relevância ambiental, como unidades de conservação da natureza. Quase meia tonelada dessas redes fantasmas são perdidas ou abandonadas diariamente nos mares brasileiros, e estão ferindo e matando cruelmente até 70 mil animais marinhos todos os dias”, pontua.

Premiação contra a pesca fantasma

Em homenagem a Joanna Toole, ex-funcionária da Proteção Animal Mundial que faleceu no acidente aéreo da Ethiopian Airlines em março deste ano, a organização anuncia o prêmio “Joanna Toole Annual Ghost Gear Solutions”. Joanna estava a caminho de uma reunião das Nações Unidas (ONU), na qual apresentaria um painel sobre como lidar com equipamentos de pesca fantasma.

Equipe da Ghost Gear

A premiação reconhecerá o principal projeto global para manejo de equipamentos de pesca fantasma encontrados nos oceanos. Os projetos serão revisados por especialistas da GGGI e da Proteção Animal Mundial e o vencedor será premiado com 40 mil dólares.

Sobre a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection)

A Proteção Animal Mundial move o mundo para proteger os animais por mais de 50 anos. A organização trabalha para melhorar o bem-estar dos animais e evitar seu sofrimento. As atividades da organização incluem trabalhar com empresas para garantir altos padrões de bem-estar para os animais sob seus cuidados; trabalhar com governos e outras partes interessadas para impedir que animais silvestres sejam cruelmente negociados, presos ou mortos; e salvar as vidas dos animais e os meios de subsistência das pessoas que dependem deles em situações de desastre. A organização influencia os tomadores de decisão a colocar os animais na agenda global e inspira as pessoas a mudarem a vida dos animais para melhor.

Para mais informações acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.