O projeto Tartarugas Marinhas –Tamar fez um registro histórico em Fernando de Noronha no final de semana. Os pesquisadores capturaram no canal em frente à Baía do Sueste, entre o Forte do Sueste a ilha do Chapéu, uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) no sábado (01). Esta é a primeira vez que uma tartaruga desta espécie é capturada na ilha, anteriormente os estudiosos Cláudio Bellini e Taísi Sanches fizeram relatos de registros de imagens em mergulhos nas Pedras Secas, em 1998. Agora a captura foi feita numa área com cerca de cinco metros de profundidade, perto da base do projeto em Noronha.
Segundo Armando Santos, coordenador do Tamar na ilha, o animal estava em boas condições físicas. “A cabeçuda mediu 61 centímetros de comprimento curvilíneo de carapaça e apresentava uma rêmora (provavelmente alguma Remora sp.)” revelou Armando. O biólogo disse também que foi feita a coleta de amostra de tecido para estudos genéticos, que podem dar pistas da origem da tartaruga. O pesquisador conta ainda que o tamanho mínimo das fêmeas desovando é de 82 centímetros. “Isso indica que a tartaruga capturada em Fernando de Noronha era imatura. Além disso, a presença da rêmora sugere que a tartaruga deve ter vindo recentemente do ambiente oceânico”, avaliou.
A cabeçuda desova no Brasil principalmente nas praias entre do Rio de Janeiro e a Bahia. Em Fernando de Noronha as espécies encontradas são as tartarugas verde (Chelonia mydas) e de-pente (Eretmochelys imbricata). Foram registradas capturas incidentais em espinhel (armadilha marinha) em áreas próximas de Noronha. “Talvez essa região possa exercer algum papel como área de alimentação desta espécie. Uma única captura é muito pouco para qualquer conclusão, mas como uma ocorrência já foi registrada e o Tamar mantém um estudo em longo prazo em Fernando de Noronha. Ocorrências futuras podem ajudar a desvendar novas peças deste quebra-cabeça”,concluiu Armando Saores.
More
Menino de 5 Anos Quebra Acidentalmente Jarro de 3.500 Anos em Museu de Israel
Aríete de Bronze Utilizado por Romanos em Batalha Naval é Descoberto na Itália
Aumento de CO2 em 50% nos Últimos 250 Anos Agrava Aquecimento Global