Uma represa que o Laos planeja construir ao longo do Rio Mekong pode causar o desaparecimento de exemplares de golfinhos-de-Irrawaddy (Orcaella brevirostris), espécie já criticamente ameaçada de extinção no Camboja, segundo estudo do WWF.
Se for construída, a controversa represa Don Sahong, no sul do país, ficará apenas a um quilômetro do principal trecho de água onde vivem os últimos espécimes desses mamíferos — a estimativa é que existam apenas 85 animais adultos.
Ambientalistas têm pedido a suspensão do projeto hidrelétrico, afirmando que qualquer contenção do curso d’água vai reduzir a quantidade de peixes rio abaixo, cortando a principal fonte alimentar desses animais.
“Se a represa Don Sahong for construída, levará à extinção dos golfinhos do Mekong”, disse o diretor do WWF-Camboja, Chhith Sam Ath. “Os golfinhos são muito importantes para o Camboja. Eles atraem turistas, são um tesouro nacional”, prosseguiu.
Tais mamíferos aquáticos enfrentam várias outras ameaças com a represa, acrescentou o grupo ambientalista, explicando que os explosivos usados em sua construção poderiam causar danos em seu sistema auditivo altamente sensível, utilizado para navegação.
A possível piora na qualidade do ar, aumento nos barcos que usam o rio e uma maior degradação provocarão uma maior pressão sobre a população, acrescentou o WWF.
O golfinho-de-Irrawaddy foi classificado em situação crítica de ameaça na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na tradução do inglês).
Fonte: G1
More
New Species of Giant Crustacean Named After Darth Vader
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies