A Polícia Ambiental de Laguna, no Sul de Santa Catarina, apreendeu uma carga ilegal de cação-anjo, peixe que não pode ser capturado por estar em extinção. O carregamento, que estava escondido no meio de outros peixes, foi interceptado por causa de uma denúncia anônima.
De acordo com a Polícia Ambiental, o animal está em extinção desde a década de 1980. “Devido a grande caça por causa da sopa de barbatana, algumas espécies entraram em extinção, inclusive a do cação-anjo”, explica o soldado da Polícia Ambiental Robson Vieira.
O dono da embarcação disse que os pescadores foram orientados a não capturarem a espécie. “Eles pescaram por conta própria. Eu não soube que o peixe estava a bordo. Se eu soubesse teria jogado eles de volta para o mar”, afirmou o empresário Julio Fidelis.
A multa será aplicada de acordo com a quantidade pescada, mas pode chegar a R$ 5 mil por unidade apreendida, conforme a polícia. “Ele vai sofrer duas sanções, uma administrativa, que é o valor da multa, e um processo que vai responder judicialmente, por se tratar de crime”, explicou o soldado.
A carga será mantida em um congelador no Porto de Laguna e nos próximos dias será avaliada por médicos sanitaristas. Se estiver em condições de consumo, poderá ser doada para entidades filantrópicas.
More
Unusual Discovery on Australian Beaches Intrigues and Divides Opinions
Saudi Arabia Launches Luxury Island in the Red Sea, Opening a New Era for Exclusive Tourism
Rare Floods Transform the Sahara Desert