Peixe mais velho do mundo é encontrado nos EUA

De acordo com pesquisadores, foi divulgado na revista americana Revista Nature, um estudo que relatou o peixe de água doce mais velho do mundo: trata-se de um búfalo boca-grande (Ictiobus cyprinellus).

Essa espécie, é nativa da América do Norte, tem a expectativa de vida de apenas 26 anos. Mas um búfalo boca-grande surpreendeu os especialistas vivendo até 112 anos.

FOTO: LACKMANN ET AL

Com a suspeita que essa espécie de peixe vive mais do que os pesquisadores pensavam, os biólogos capturaram diversos representantes da espécie entre o ano de 2011 e 2018. Todos os animais foram fotografados, medidos e marcados antes de serem soltos de volta a natureza.

Foram coletados 386 peixes ao total, e parte desses animais foram dissecados para que os pesquisadores pudessem fazer os exames necessários para descobrir suas idades. O exame é feito em uma estrutura de cálcio localizada nos ouvidos desses animais. As características analisadas mostraram que os peixinhos tinham, em média, de 80 a 90 anos.

Para confirmar esses dados, os pesquisadores recorreram a uma análise de datação de carbono. Foi aí que constataram que o peixe mais velho tinha 112 anos.

Pesquisadores e biólogos chegaram à conclusão que a idade avançada dos animais pode ser um reflexo da interferência humana sob os peixes búfalo boca-grandes. Eles acreditam que há menos nascimentos e migrações de peixes jovens desde a construção de uma barragem na década de 1930.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.