Pedido de patente da Apple detalha tecnologia para melhorar fotografia subaquática em smartphones

Fotógrafos e câmeras subaquáticas precisam lidar com condições menos que ideais. Os níveis de luz são baixos, a água pode ser turva e adicionar cores às suas imagens. Modos subaquáticos em câmeras compactas e smartphones (impermeáveis) não são novos, mas agora um pedido de patente apresentado pela Apple sugere que os usuários de dispositivos móveis poderão em breve se beneficiar de uma versão mais sofisticada e alcançar melhores resultados ao registrarem imagens subaquáticas no futuro.

O pedido de patente da Apple é intitulado ‘Dispositivos eletrônicos submersíveis com recursos de imagem e descreve um sistema que detecta automaticamente quando o botão do obturador é pressionado debaixo d’água e faz os ajustes necessários para otimizar a qualidade da imagem.

O dispositivo usa uma variedade de sensores para detectar se está submerso e determina quais etapas são necessárias para melhorar os resultados da imagem. Um sensor de luz ambiente colorida pode ser usado para medir espectros de luz ambiente acima e abaixo da água e ajudar a calcular quanta luz é absorvida pela água. Sensores de profundidade, distância, pressão e orientação podem ser implantados para medir a visibilidade da água, bem como as distâncias da superfície e do assunto. A luz retro espalhada também pode ser medida para descobrir como isso afeta a imagem.

Com os dados de todos os sensores coletados, o sistema faria ajustes adequados nas configurações da câmera e no processamento de imagens, por exemplo, modificar o equilíbrio de branco para evitar tons esverdeados ou aumentar a exposição e textura do objeto em condições escuras com baixa visibilidade.

Como de costume, não há como saber se a patente chega ao produto final, mas dado que a maioria dos sensores mencionados no documento já está presente nos modelos atuais do iPhone, o sistema provavelmente poderia ser facilmente implementado por meio de uma atualização de software.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.