Então você trabalhou duro durante todo o ano e, finalmente, vai ter a chance para uma pausa. Você reserva um período de férias e vai para um local remoto e intocado, olhando para a frente você deseja ver praias virgens, beleza tropical e paisagens intocadas. Em vez disso, isto é o que você vê:
Estamos literalmente vivendo em nosso próprio lixo.
Há um monte de lixo no oceano. É um problema de proporções épicas. E está ficando muito pior. Muito, muito pior.
Existem várias razões, muitas delas talvez óbvias.
Mais pessoas no planeta. Mais pessoas em centros urbanos, totalmente desconectados da natureza. Mais pessoas com acesso a bens descartáveis ??( não- biodegradáveis ??). Mais sociedades que glorificam o consumo excessivo, um verdadeiro desperdício. Mais pessoas que não pensam nas consequências. Mais pessoas que simplesmente não se importam.
Eu percebo que este problema, como a maioria que enfrentamos, é complexo e não pode ser resolvido simplesmente através de sensibilização.
A corrupção e a ineficiência, por exemplo em muitas áreas densamente povoadas de países em desenvolvimento que não têm instalações de eliminação e reciclagem de lixo. A ganância, por exemplo, significa que os navios de cruzeiro despejam resíduos no mar, enquanto as nações mais ricas exportam seu lixo para os menos abastados, após a cobrança de altas taxas com o pretexto de processamento desse lixo, isso significa que todos nós vamos continuar usando plásticos para muitas coisas em nossas vidas, até que haja uma alternativa viável.
Mas ainda assim. Tenho testemunhado o crescimento exponencial do lixo debaixo d’água, flutuando sobre o oceano, e levado até mesmo para as mais remotas praias. Não é apenas teoria, é fato.
A maioria das pessoas do mundo nunca vai passar um tempo substancial no oceano, de modo que este problema está em grande parte “longe da vista , longe do coração” e longe de incomodar.
Mas ignorar este problema é provavelmente uma das coisas mais estúpidas que a humanidade está fazendo.
Tudo o que vai para o oceano vem de volta para nós, de alguma maneira, mais cedo ou mais tarde.
Provavelmente mais cedo.
Algo para refletir sobre o ano novo.
Envie para os amigos. Compartilhe com as crianças, que são as pessoas que serão mais afetados por este problema no futuro bem próximo.
Por favor note que eu incorporei fotos de vários lugares ao redor do mundo, que por acaso tenho visitado. Eu não estou mexendo com apenas um só lugar. Este é um problema global, que afeta a todos nós.
Texto e fotos: Tony Wu ( Tradução: Kadu Pinheiro / Divemag.org )
Veja o texto original em inglês: http://www.tonywublog.com/journal/the-problem-of-garbage-in-the-oceans
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution