A surfista brasileira Maya Gabeira de 26 anos, hoje referência no surf brasileiro, sofreu um acidente enquanto surfava uma onda gigante na Praia do Norte em Nazeré, Portugual nesta segunda-feira. As imagens da queda e do resgate realizado pelo também veterano surfista Carlos Burle impressionam, pois Maya ficou inconsciente no final do resgate.
As condições locais para o resgate, são sempre tensas, afinal as ondas não param e não existe lugar abrigado. Como conta Burle, o resgate foi tenso, pois Maya não conseguiu segurar na prancha de resgate e mesmo quando conseguiu segurar no cabo de salvamento, não tinha mais forças para sustentar seu corpo em esforço físico. Mesmo saltando do Jet ski para salvá-la, Burle teve que levá-la inconsciente até a praia. Mesmo já na areia enquanto realizavam a reanimação todos foram atingidos por uma onda muito forte que acabou dificultando ainda mais a situação. A Atleta foi reanimada e levada para o Hospital em Leiria onde constataram um fratura no tornozelo e ficou internada em observação até hoje pela manhã quando teve alta.
Um dos principais fatores para a sobrevivencia da surfista, além da rapidez e agilidade do resgate foram os conhecimentos de apnéia. Maya participou no ano passado no Hawai de um curso Breath Hold Surf Survival, sobrevivência (apnéia) para surfistas com a PFI, Performance Freediving International, conceituada escola canadense de mergulho livre. O Próprio Kirk Krack estará no Brasil em marco de 2014 para ministrar juntamente com Atleta e intrutora PFI, Carol Schrappe os cursos de apnéia em vários níveis, inclusive o Breath Hold Surf Survival. Aguardem mais informaçoes.
Em 2011, Maya Gabeira sofreu um acidente em Teahupoo, no Taiti. E quem a ajudou no resgate foi o próprio Carlos Burle. A partir daí, a atleta foi se especializar e fazer cursos de apnéia. Pelo depoimento da atleta este acidente de 2011 começou a prepará-la para as ondas gigantes de Nazaré.
“A gente trabalha em equipe. Sabe que em algum momento um tem que salvar a vida do outro. Nos preparamos da melhor forma possível. Graças a Deus ele fez isso por mim. A ficha caiu, sabia que ele faria isso por mim. Sabia que ele me tiraria de lá.” – revelou Maya ao site do globoesporte.com.
Por: Carol Schrappe, exclusivo para Divemag.org
More
Menino de 5 Anos Quebra Acidentalmente Jarro de 3.500 Anos em Museu de Israel
Aríete de Bronze Utilizado por Romanos em Batalha Naval é Descoberto na Itália
Aumento de CO2 em 50% nos Últimos 250 Anos Agrava Aquecimento Global