A surfista brasileira Maya Gabeira de 26 anos, hoje referência no surf brasileiro, sofreu um acidente enquanto surfava uma onda gigante na Praia do Norte em Nazeré, Portugual nesta segunda-feira. As imagens da queda e do resgate realizado pelo também veterano surfista Carlos Burle impressionam, pois Maya ficou inconsciente no final do resgate.
As condições locais para o resgate, são sempre tensas, afinal as ondas não param e não existe lugar abrigado. Como conta Burle, o resgate foi tenso, pois Maya não conseguiu segurar na prancha de resgate e mesmo quando conseguiu segurar no cabo de salvamento, não tinha mais forças para sustentar seu corpo em esforço físico. Mesmo saltando do Jet ski para salvá-la, Burle teve que levá-la inconsciente até a praia. Mesmo já na areia enquanto realizavam a reanimação todos foram atingidos por uma onda muito forte que acabou dificultando ainda mais a situação. A Atleta foi reanimada e levada para o Hospital em Leiria onde constataram um fratura no tornozelo e ficou internada em observação até hoje pela manhã quando teve alta.
Um dos principais fatores para a sobrevivencia da surfista, além da rapidez e agilidade do resgate foram os conhecimentos de apnéia. Maya participou no ano passado no Hawai de um curso Breath Hold Surf Survival, sobrevivência (apnéia) para surfistas com a PFI, Performance Freediving International, conceituada escola canadense de mergulho livre. O Próprio Kirk Krack estará no Brasil em marco de 2014 para ministrar juntamente com Atleta e intrutora PFI, Carol Schrappe os cursos de apnéia em vários níveis, inclusive o Breath Hold Surf Survival. Aguardem mais informaçoes.
Em 2011, Maya Gabeira sofreu um acidente em Teahupoo, no Taiti. E quem a ajudou no resgate foi o próprio Carlos Burle. A partir daí, a atleta foi se especializar e fazer cursos de apnéia. Pelo depoimento da atleta este acidente de 2011 começou a prepará-la para as ondas gigantes de Nazaré.
“A gente trabalha em equipe. Sabe que em algum momento um tem que salvar a vida do outro. Nos preparamos da melhor forma possível. Graças a Deus ele fez isso por mim. A ficha caiu, sabia que ele faria isso por mim. Sabia que ele me tiraria de lá.” – revelou Maya ao site do globoesporte.com.
Por: Carol Schrappe, exclusivo para Divemag.org
More
New Species of Giant Crustacean Named After Darth Vader
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies