Viver além da idade reprodutiva na natureza é algo pouco comum na maioria das espécies, e apesar de parecer comum aos humanos, chegar até a menopausa é uma característica particularmente rara no mundo animal.
No entanto, as orcas são uma exceção à “quase regra” e, para além disso, o período de queda hormonal, que se dá por volta dos 40 anos nos animais, está ligado a um comportamento significativamente positivo para o grupo.
Foi o que apontou um estudo publicado na revista Current Biology, que analisou arranhões e cicatrizes nas barbatanas dos animais de um grupo que vive no Pacífico noroeste dos EUA e concluiu que as fêmeas mais velhas no período pós-menopausa desprendem mais tempo cuidando de seus filhos machos adultos, evitando que entrem em confronto com outras orcas.
Conhecidas erroneamente como “baleias assassinas”, as orcas (Orcinus orca), que na verdade são da família dos golfinhos, tornam-se “solucionadoras de conflitos” e “pacifistas” com a chegada desse período não reprodutivo das fêmeas.
Proteção só para “meninos”
Essa intersecção pela “não-violência” se estende somente aos filhos. Filhas e netos não recebem essa proteção das orcas mais velhas.
O Centro de Pesquisa de Baleias que coletou as informações que compõem o estudo acompanha o grupo de orcas há 47 anos. São quase 7.000 registros fotográficos dos 103 membros. Os pesquisadores são capazes de reconhecer cada uma das orcas pelo padrão de manchas de suas nadadeiras.
Os machos adultos com mães em idade pós-reprodutiva apresentavam menos marcas de mordidas em comparação com os machos que suas mães ainda estavam em fase reprodutiva.
Os machucados das barbatanas se dão não só por brigas, mas também por “brincadeiras” que podem ter passado do limite e tomado um tom mais agressivo.
Fonte: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2023/10/08/orcas-na-menopausa-ficam-mais-pacificas-e-separam-brigas-de-machos.htm
More
Unusual Discovery on Australian Beaches Intrigues and Divides Opinions
Saudi Arabia Launches Luxury Island in the Red Sea, Opening a New Era for Exclusive Tourism
World War II Submarine Found in the Aegean Sea After 81 Years of Disappearance