Cerca de uma dúzia de orcas ficaram presas no gelo no norte da província do Quebec, no Canadá, o que levou a comunidade local a pedir ajuda para conseguir liberar os animais do mar congelado, segundo informações da agência AP.
Moradores de Inukjuak dizem que os mamíferos se juntaram em um pequeno buraco no gelo, em uma tentativa de conseguir respirar. A prefeitura pediu ao governo canadense nessa quarta-feira para mandar um navio quebra-gelo o mais rápido possível para abrir caminho e libertar as orcas.
O Departamento de Pesca e Oceanos afirmou que mandou funcionários ao local para verificar a situação. Um caçador foi o primeiro a encontrar os animais presos na terça, no leste da baía de Hudson. Inukjuak fica a cerca de 1,5 mil km ao norte de Montreal.
Dezenas de moradores fizeram uma viagem de cerca de uma hora para testemunhar o incidente incomum. Uma mulher disse inclusive que até um urso polar se aproximou do buraco. O animal, no entanto, já teve uma sorte pior que a das orcas, uma vez que foi morto por um caçador local por sua carne.
Apesar da situação e do esforço das orcas para abrir o gelo e conseguir respirar, os moradores não têm muitos equipamentos para ajudar. Siasie Kasudluak, presente no local, afirmou que o buraco parecia estar encolhendo por conta da temperatura congelante. A moradora acredita que a baixa temperatura tenha pego os animais de surpresa, deixando-as presas sob o gelo.
More
Menino de 5 Anos Quebra Acidentalmente Jarro de 3.500 Anos em Museu de Israel
Aríete de Bronze Utilizado por Romanos em Batalha Naval é Descoberto na Itália
Aumento de CO2 em 50% nos Últimos 250 Anos Agrava Aquecimento Global