A nave espacial Odysseus surpreendeu o mundo ao compartilhar novas imagens da superfície lunar, capturadas durante sua recente alunissagem. A nave, que pousou suavemente na Lua na última quinta-feira (22), marcou um feito histórico como o primeiro módulo de pouso dos Estados Unidos desde a missão Apollo tripulada.

Imagem capturada durante o pouso do módulo OdysseusIntuitive Machines / Divulgação

As imagens, divulgadas pela Intuitive Machines na manhã desta segunda-feira (26), oferecem um vislumbre emocionante do terreno lunar. Originalmente, esperava-se que o módulo Odysseus fornecesse instantaneamente as primeiras fotos da superfície lunar logo após o pouso. No entanto, a comunicação com a espaçonave tem apresentado desafios.

De acordo com a equipe da missão, há indicações de que o Odysseus pode ter pousado de lado, possivelmente apoiado em uma rocha, o que pode ter direcionado algumas de suas antenas para uma posição incorreta. Essas dificuldades foram reveladas pela Intuitive Machines na última sexta-feira (23).

Em uma atualização recente, a empresa anunciou que espera perder contato com o Odysseus na terça-feira (27) – alguns dias antes do previsto. “Os controladores de voo planejam continuar a coletar dados até que os painéis solares do módulo não estejam mais recebendo luz solar”, afirmou a empresa em uma atualização nas redes sociais. “Com base na posição relativa da Terra e da Lua, acreditamos que os controladores de voo ainda poderão se comunicar com o Odysseus até a manhã de terça-feira.”

About The Author