Os turistas que visitam Praia Grande, em Arraial do Cabo, podem encontrar mais que conchas na parte rasa do mar: a apenas 1,5 metro de profundidade é possível chegar à carcaça de um navio que encalhou na areia há mais de 100 anos, deixando sua marca — que permanece até hoje — nas águas da cidade fluminense
. Uma embarcação de carga, o Imbetiba partiu da capital do estado em 10 de setembro de 1881, tendo como primeiro destino um porto de Macaé (RJ), que levava o mesmo nome. Um nevoeiro denso obrigou o navio, movido a vapor, a navegar “às cegas” na região.
A situação acabou mal para as 14 pessoas a bordo, depois que ele colidiu com um banco de areia já no final da noite, obrigando a tripulação a descer para tentar desatolar o navio.
Segundo a Prefeitura de Arraial, a estrutura não foi danificada e nem invadida por água, o que facilitou uma tentativa de salvar a embarcação. Mas, pouco depois de conseguir tirar o Imbetiba do lugar, ainda com dificuldades para visualizar o trajeto, as pessoas a bordo perceberam que ele havia encalhado novamente.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2023/07/23/navio-encalhado-a-mais-de-100-anos-vira-atracao-para-mergulhadores-no-rj.htm
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution