O mergulho se despede de Arduino Colasanti

Arduino Colasanti
Arduino Colasanti

Faleceu aos 78 anos o Grande Ícone do mergulho nacional Arduino Colasanti. Conhecido como um dos pioneiros do mergulho no Brasil, Arduino além da atividade de instrutor de mergulho, também ficou conhecido como lenda do Surf Brasileiro, tendo sido considerado campeão do primeiro campeonato de Surf nacional. Sua carreia no mergulho começou com a caça submarina e se estendeu por diversas áreas, incluindo fotografia submarina.

Arduino faleceu no Sábado por volta das 11:00hs, vitima de uma parada cardíaca, poucos dias após ter sido submetido a um cateterismo, (Sexta-feira dia 21 de fevereiro).  O mundo do mergulho se despede de  Arduino Colasanti, com certeza da missão cumprida na formação de toda uma geração de mergulhadores, restando aos que o conheceram o sentimento de saudade e o legado de quem ajudou a ensinar o Brasil a Mergulhar.

A cerimônia de despedida deve ocorrer no Cemitério Parque da Colina em Niterói. Seu corpo será cremado e suas cinzas serão lançadas ao mar próximo ao arquipélago das Ilhas Cagarra, famoso ponto de mergulho do litoral do Rio de Janeiro.

Arduino Colassanti na sua juventude
Arduino Colassanti na sua juventude

Suas histórias são quase inverossímeis para os mais jovens. Viu jamantas passearam diariamente em Ipanema, conheceu Fernando de Noronha ocupada por americanos nos anos 40 e caçou peixes de proporções que não existem mais. Os mais céticos podem até desconfiar dos relatos deste pescador-ator, mas não deveriam, Arduino era um registro vivo da degradação que o mundo submarino no Brasil sofreu.

Além do mergulho e do surf Arduino também ficou famoso no cinema nacional, fez sua estréia logo como protagonista do filme “El justicero”, de Nelson Pereira dos Santos, em 1967. Teve cinco casamentos e alguns casos famosos, com atrizes como Leila Diniz e Sônia Braga.

Tendo o cinema quase como um hobby, apesar dos 40 filmes nos quais atuou, ganhava dinheiro com pesca submarina. Além disso, inspecionava instalações submersas da Petrobras e participava de competições de mergulho nos anos 1960.

Por: Alexandre Vasconcelos / Divemag

About The Author