A guia Kirsty Whitman não precisou me dizer duas vezes. Olhando por minha máscara de snorkel na direção de seu dedo, vi uma enorme arraia-jamanta macho seguindo uma fêmea em perfeita sincronia – um esforço para impressionar uma parceira em potencial, exatamente como Whitman havia descrito durante sua apresentação animada na noite anterior.
Ter algum conhecimento do que estava acontecendo diante dos meus olhos em nosso safári de mergulho tornou o encontro ainda mais mágico enquanto eu lutava contra a corrente para admirar esse íntimo balé submarino por mais alguns preciosos segundos.
É um momento que eu poderia ter tido a sorte de vivenciar em qualquer lugar da Grande Barreira de Corais. Mas os avistamentos de arraias são ainda mais comuns nas águas azul-marinho que banham a ilha Lady Elliot, no remoto extremo sul do recife listado como patrimônio mundial, a cerca de 85 km a nordeste da cidade de Bundaberg.
“Adoro que me digam que algo não pode ser feito”, disse Peter Gash, enquanto o diretor-gerente do resort Lady Elliot Island me levava até uma estrutura que lembrava um galinheiro gigante, com seu design ao ar livre permitindo a entrada da brisa marinha para resfriar naturalmente as 248 baterias internas.
Armazenando a energia captada por mais de 906 painéis solares, essa humilde central solar gera energia renovável suficiente para alimentar todo o resort. E isso inclui estações de dessalinização e tratamento de águas residuais individuais, bem como os alojamentos dos funcionários.
Quando a família Gash conseguiu arrendar a ilha de 45 hectares em 2005, a mudança para a energia solar era uma prioridade – não só por causa do meio ambiente, mas também das finanças. “Tínhamos três geradores que usavam de 550 a 600 litros de diesel por dia, e eles eram muito barulhentos”, disse Gash.
“Eu estava mergulhando com snorkel e ainda conseguia ouvi-los.”
Fonte:https://divemag.com/wp-admin/post.php?post=20124&action=edit
More
What the first images of the 3D megamap of the universe reveal
Diver Has Terrifying Encounter with Great White Shark in Australia and Avoids Attack Using Key Techniques
Unusual Discovery on Australian Beaches Intrigues and Divides Opinions