Uma fascinante descoberta foi feita nas águas do Reino Unido, onde uma nova espécie de lesma-do-mar foi encontrada pelo navio de pesquisa que explorava o sudoeste da Inglaterra. Batizada de Pleurobranchaea britannica, essa criatura recém-descoberta pertence a um grupo geralmente encontrado em águas mais quentes, sugerindo uma possível migração para o norte devido às mudanças climáticas.

A lesma-do-mar possui brânquias com aparência de plumas em um lado do corpo

Com as temperaturas oceânicas atingindo níveis sem precedentes, cresce a preocupação sobre o impacto dessas mudanças na vida marinha. Embora cerca de 100 espécies de lesmas-do-mar já sejam conhecidas nas águas britânicas e irlandesas, a descoberta desta nova espécie despertou grande interesse entre os pesquisadores.

Peter Barry, do Centro de Meio Ambiente, Pesca e Ciências Agrícolas (CEFAS), expressou sua empolgação com a descoberta, destacando que ela evidencia o contínuo trabalho e a necessidade de explorar e entender melhor a vida marinha que habita as águas britânicas, mesmo sendo consideradas algumas das mais bem estudadas do mundo.

About The Author