Missão de
Mergulhador

Por Vicente Albanez

Comecei a mergulhar quando tinha 11 anos de idade na piscina do Corpo de Bombeiros onde recebi as primeiras lições. Quatro anos mais tarde já com 15 anos de idade, recebi meu diploma no curso de mergulho autônomo com o Major Renato Magalhães – instrutor que formou muitas gerações de mergulhadores na cidade de São Paulo.

De lá para cá passaram-se mais de 40 anos e neste tempo tive oportunidade de aprender muitas coisas sobre o mar e sobre o comportamento das pessoas quando estão em contato com a água.

Uma das experiências mais felizes da minha vida foi ser o pioneiro na década de 1970/79 no mergulho adaptado em nosso país.

O mergulho adaptado destina-se aos deficientes físicos ou intelectuais como os autistas, portadores de síndrome de Down entre outras síndromes.

O mergulho contempla três pilares básicos para o bem-estar do ser humano sendo eles a Saúde Física, Saúde Mental (emocional) e o Aspecto Social promovendo a integração dos mergulhadores já que é um esporte que têm como princípio a prática em duplas e em grupos.

O mergulho tem por si só essa característica de unir as pessoas promovendo a ajuda mútua.

Vale a pena lembrar que nesses mais de 40 anos mergulhando ao redor do mundo, tive a oportunidade e o privilégio de formar muitos alunos (eu os chamo e considero como filhos aquáticos) e com zero acidente. Isso porque o mergulho também nos proporciona a autodisciplina, ou seja, existem regras a serem cumpridas para que tudo transcorra na mais perfeita ordem e harmonia.

Eu como um apaixonado pelo mergulho e com as experiências adquiridas ao longo dos anos, digo com propriedade que existe uma vida antes do mergulho e outra vida após essa experiência fantástica e única que é mergulhar!

É notório a melhora de vários aspectos em nossas vidas e tudo flui com naturalidade inclusive a nossa autoestima, autoconfiança e nossa saúde física e mental de forma geral.

Acredito que nós mergulhadores temos a missão e o dever de cuidar dos nossos oceanos para que as futuras gerações possam desfrutar das maravilhas do fundo do mar.

Um grande beijo no coração de todos!!!

Vicente Albanez

Com 44 anos de experiência é pioneiro em trazer o mergulho adaptado para o Brasil, ajudando tantas pessoas a realizarem o sonho de conhecer o fundo do mar, o que sem ele não seria possível.

Vicente Albanez é um exemplo de sucesso e bondade. Numa atividade tão técnica e exigente, Vicente formou centenas de alunos pelo mundo ao longo de décadas sem que tenha havido um único acidente.

Também formou muitos alunos em cursos de primeiros socorros.

Vicente é hoje uma importante referência mundial no mergulho adaptado e, na opinião de muitos outros instrutores, é um ícone do Mergulho no Brasil, uma lenda viva.

Só uma coisa é maior que o profissionalismo e a capacidade desse mestre: seu coração, onde cabem infinitas esperanças e alegrias daqueles que vão para debaixo d’água com ele.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.