A Procuradoria Federal de Proteção Ambiental (Profepa) em Quintana Roo (México) apoiou o desenvolvimento de uma operação de vigilância e inspeção para que mergulhadores aficionados e turistas no Mar do Caribe cumpram com o manejo adequado do tubarão-baleia.
A organização explicou que com essas ações se pretende detectar operários piratas e embarcações particulares que não cumpram com o protocolo de manejo e controle para o nado com essa espécie, que se encontra na lista da Norma Oficial Mexicana NOM-059-SEMARNAT-2010, na categoria de ameaçada.
Em comunicado, especificou que a ação que inicia neste fim de semana permitirá a verificação de navios nas áreas de embarque e desembarque no mole de API em Puerto Juárez, assim como nos atracadouros de Punta Sam, Marina La Amada, e Marina Las Jaibas, na zona continental de Isla Mujeres e Puerto Juárez.
Declarou que essas embarcações se deslocam até a zona de alimentação dentro da Área de Proteção de Flora e Fauna “Yum Balam”, e a Reserva da Biosfera “Tiburón Ballena” na zona conhecida como “Mar Azul”, que também é uma área adjacente ao Parque Nacional Isla Contoy.
A Profena informou que se verificaram 42 embarcações, das quais duas foram apreendidas por não apresentar autorização para exercer a atividade e a outra por permitir mais de dois nadadores por guia, o que viola a regulamentação.
Recordou que o tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe do mundo; seu tamanho pode ultrapassar os 15 metros de comprimento e pesar mais de 18 toneladas. Esta espécie se alimenta de microalgas e larvas de organismos da superfície (plâncton) e acredita-se que ela exista há sessenta milhões de anos.
Explicou que essa espécie habita águas quentes tropicais e subtropicais e é inofensiva para o ser humano, daí o que permite nadar em torno dela.
Expôs que até o momento não há registros de situações ou eventos que puseram em perigo ou em risco os exemplares de tubarão-baleia na zona de avistamento e alimentação, na área conhecida como “Mar Azul”, durante as atividades de observação, nado e mergulho livre por parte das pessoas autorizadas ou turistas.
Finalmente informou que como resultado inicial, o operacional determinou que “existe um constante aproveitamento deste recurso natural, o tubarão-baleia para avistamento e nado”.
Fonte: http://www.tiburon319.com/app/n/i/93
More
New Species of Giant Crustacean Named After Darth Vader
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies