Mergulho da Santa no Ceará

Texto: Erika Beux | Fotos: Ruver Bandeira, Erika Beux e Alexandre Martorano

Modelos: Jahylanne Candeira e Alexandre Martorano

No último sábado, 16.03, um grupo de mergulhadores e a equipe do Corpo de Bombeiros de Fortaleza, afundaram uma estátua de Nossa Senhora das Graças no Balneário do Córrego da Volta, localizada na cidade de Itarema-CE, distante 210km da capital cearense.

O idealizador desta ideia foi do dentista e cinegrafista subaquático, Alexandre Martorano, o qual organiza saídas de mergulhos independentes no Ceará.

Foto: Erika Beux

Segundo Martorano, a estátua da Santa foi um presente aos mergulhadores do Ceará com o intuito de criar atrações no balneário para que os praticantes deste esporte possam usufruir de mais um ponto de mergulho, junto com outras estátuas antigas que já haviam sido colocadas por outras pessoas.

Foto: Erika Beux

A proposta de afundar a estátua foi baseada na prática que já ocorre em outros países.

O estado do Ceará recebe inúmeros turistas o ano inteiro, atraídos pela beleza dos verdes mares que banham o litoral, praias lindíssimas e a típica gastronomia que fascina todos os paladares.

Foto: Ruver Bandeira

Porém, estes mesmos mares costumam ser agitados, com grandes ondulações, devido aos fortes ventos que sopram na costa cearense, o que acaba castigando os mergulhadores durante as longas navegações até os pontos de mergulho. Raras são as pessoas que não mareiam.

Foto: Alexandre Martorano

Para quem não se abala facilmente, o Ceará tem excelentes pontos de mergulho como o Parque Marinho da Risca do Meio e inúmeros naufrágios naturais, sendo que muitos deles são da Segunda Guerra Mundial, como o Petroleiro do Acaraú e o Navio do Pecém, ambos torpedeados por submarinos naquela época.

Foto: Ruver Bandeira

O melhor período para mergulhar é de Janeiro a Junho quando os ventos são mais brandos. No restante do ano, o mar é atrativo para a prática de kitesurf.

Agradecimento à equipe do Corpo de Bombeiros de Fortaleza que chefiou a operação da Santa: Major BM Landim, Cabo BM Paulo Roberto, Cabo BM Medeiros, Soldado BM Nairo e Soldado BM Humberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.