Mapeado o Maior Recife de Corais de Águas Profundas do Mundo

Com uma extensão de 500 km e, em alguns pontos, ultrapassando os 100 km de largura, o maior recife de corais de águas profundas do mundo foi completamente mapeado na região conhecida como Plateau de Blake, ao largo da costa dos Estados Unidos, entre os estados da Flórida e da Carolina do Sul. Apesar de ser conhecida pelos cientistas desde a década de 60, a área foi recentemente totalmente mapeada com o auxílio da tecnologia 3D.

Comparável em tamanho a três Parques Nacionais de Yellowstone, esse paraíso natural de corais foi mapeado por meio de uma colaboração entre várias instituições, incluindo a Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA). O processo envolveu a análise de dados de dezenas de sonares, juntamente com imagens coletadas durante 23 mergulhos submersíveis.

Derek Sowers, gerente de Operações de Mapeamento do Ocean Exploration Trust e principal autor do estudo, comentou: “Este esforço estratégico plurianual e de múltiplas agências para mapear e caracterizar sistematicamente o impressionante ecossistema de corais na costa leste dos EUA é um exemplo perfeito do que podemos realizar quando reunimos recursos e nos concentramos na exploração de aproximadamente 50% da área das águas marinhas dos EUA que ainda não estão mapeadas”.

O oceanógrafo destaca que cerca de 75% do oceano global ainda não foi mapeado em detalhes. “Este estudo fornece uma metodologia destinada a interpretar dados de mapeamento sobre grandes regiões oceânicas para obter insights sobre os habitats do fundo do mar e avançar abordagens padronizadas para classificá-los e assim auxiliar em esforços de gestão e conservação desses ecossistemas”.

A maior parte do recife, apelidada pelos cientistas de “Million Mounds” (Milhões de Montes), é composta principalmente pelo coral pedregoso Desmophyllum pertusum, encontrado em profundidades entre 200 e 1 mil metros, onde as águas têm uma temperatura média de 4°C.

About The Author