Um tubarão mako viajou mais de 13.300 quilômetros desde que foi equipado com um aparelho GPS ( aparelho que possibilita rastrear sua localização no mundo todo ) há seis meses. Pesquisadores do New Zealand’s National Institute of Water and Atmospheric (NIWA) estão seguido o trajeto do tubarão, que já foi e voltou da Nova Zelândia para Fiji.
Apelidado de Carol, o tubarão-anequim (Mako) é o mais rápido dentre as espécies de tubarão no mundo. Embora eles esperassem que Carol pudesse percorrer longas distâncias, o que os pesquisadores não esperavam era a extensão de movimentos erráticos que fez Carol: “O que realmente nos surpreendeu foi que Carol quando rumava para Fiji após metade do caminho dar meia volta e rumar direto para Nova Zelândia … onde ficou por cerca de seis semanas, e depois rumou para Fiji novamente”, disse o líder do projeto Malcolm Francis.
Com quase 2 metros de comprimento, Carol é relativamente pequena para um tubarão mako adulto, que pode crescer até 4 metros. Ela viajou uma média de 59 quilômetros por dia e, por vezes, nadou mais de 99 quilômetros em um único dia.
Tubarões mako são listados como espécies vulneráveis?na lista de animais ameaçados de extinção.
Leia mais sobre a jornada de Carol aqui.
More
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies
Antarctic Sea Ice Shows Signs of Recovery After Critical Periods