Mais cinco tartarugas são encontradas mortas em Alagoas

(Foto: Divulgação/ Instituto Biota)

Cinco tartarugas marinhas foram encontradas mortas no litoral alagoano neste domingo (9). Os animais foram achados por banhistas nas praias de Ponta Verde, Jatiúca e Paripueira e comunicaram ao Instituto Biota de Conservação, com sede em Riacho Doce, no litoral Norte. Este ano, foram mais de 70, somente na capital alagoana, segundo dados do Biota.

Das cinco tartarugas encontradas hoje, duas foram na praia de Jatiúca, na orla da capital. Biólogos do Biota estiveram no local, mas não conseguiram fazer a coleta porque os animais já haviam sido enterrados. Outros dois animais foram achados na Ponta Verde, também na orla de Maceió, e o outro na praia de Paripueira, litoral Norte. As tartarugas eram da espécie Verde.

O biólogo Bruno Stefanis, presidente do Instituto Biota, explicou que este ano o instituto recebeu 72 chamados informando sobre tartarugas encontradas mortas na capital alagoana. Ele disse que os números preocupam os biólogos que trabalham no litoral do Estado porque os dados vem aumentando ao longo dos anos.

“Nosso instituto funciona com recursos próprios e todos que trabalham são voluntários. Pelo recurso que temos, só podemos cobrir a capital do Estado, por isso não temos os dados gerais. Sabemos que os números são ainda maiores”, destacou o biólogo.

Lixo pode ter causado mortes
Stefanis disse que diversas ações podem interferir no óbito dos animais. Ele destaca como algumas das causas a ingestão de lixo no mar, o choque com embarcações e as atividades pesqueiras.

“As tartarugas que são encontradas em estado avançado de decomposição não passam pela análise e, por isso, não podemos identificar a causa. Mas na maiorias dos casos que conseguimos identificar, a causa da morte é a ingestão de plástico”, explicou o biólogo, ao alertar para a importância de mais investimentos em campanhas de conscientização sobre o meio ambiente.

About The Author