Animal estava saudável e apenas havia parado no local para descansar. Surgimento desses bichos é normal no litoral norte nessa época do ano.
Um lobo marinho da espécie arctocephalus tropicalis foi trazido pelas correntes marítimas até uma costeira no sul de Ilhabela nesta terça-feira (14). Ele foi encontrado por um morador, que chamou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Pesando aproximadamente 90 quilos e medindo 1,50 m, o lobo marinho é um macho adulto da região subantártica. Ao chegar ao local, a veterinária Olga Loureiro, do Programa de Respeito Animal da Secretaria de Saúde, constatou que o lobo marinho estava saudável e apenas havia parado na costeira para descansar.
A veterinária explicou que a principal dificuldade é conter os curiosos, pois não é recomendado se aproximar desse tipo de animal. Geralmente eles chegam cansados de nadar e a presença muito próxima das pessoas causam estresse ao bicho. A orientação é que as pessoas que avistarem esta espécie entrem em contato com Defesa Civil, Polícia Ambiental ou a Secretaria de Meio Ambiente.
Animais subantárticos
Em Ilhabela, nesta época do ano, aparecem muitos animais subantárticos que vêm com as correntes marítimas que margeiam a costa da América do Sul, em direção sul ao norte. São pinguins, leões, lobos e elefantes marinhos, focas e baleias. Esses animais chegam cansados e muitas vezes desnutridos devido ao esforço que fizeram para nadar e pela falta de alimentação adequada. Eles precisam descansar em ambiente calmo e tranquilo para se recuperarem. No caso de pinguins, eles aparecem entre julho e outubro.
More
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies
Antarctic Sea Ice Shows Signs of Recovery After Critical Periods