Bahia retira 915 kg de lixo do fundo do mar após carnaval

Cerca de 915 quilos de lixo foram retirados do fundo do mar em praias que fazem parte do circuito Dodô, em Salvador. A ação foi realizada na quinta-feira (14) nas praias do Porto da Barra, Hospital Espanhol, Farol da Barra e Cristo, e promovida por um grupo de vinte voluntários da escola de mergulho Galeão Vermelho.

O grupo informou que conseguiu recolher da água cerca de 560 latinhas de alumínio, 237 palitos de madeira, 213 garrafas plásticas e 74 tecidos. Os voluntários removeram ainda, partes de uma enceradeira, além de uma caixa de geladeira, grelha de fogão e tampa de ventilador.

(Foto: Galeão Sacramento / Divulgação)
(Foto: Galeão Sacramento / Divulgação)

“Retiramos esse lixo e comparamos para saber de onde ele está vindo. Estamos em busca da origem desse lixo para tentarmos barrar a entrada dele do mar. Pode ter lixo que vem de Madre Deus, Itaparica, Mar Grande e outros lugares”, explicou ao G1 um dos coordenadores do grupo, Bruno Rocha, referindo-se à região metropolitana de Salvador.

Ele explica também que o lixo pode ser depositado por indvivíduos que transitam pelo local. Por isso, o grupo realiza a limpeza da área em quatro períodos do ano. “Fazemos a ação antes do carnaval, para diagnosticar como fica o fundo do mar após o verão, depois do carnaval para sabermos especificamente qual tipo de lixo é jogado nesse período, também no meio do ano e em setembro”, conclui Rocha. Ele explicou ainda que em setembro acontece um evento de cunho internacional, o Clean Up Day, conhecido no Brasil como Dia Mundial de Limpeza das Praias.

Fonte: G1

(Foto: Galeão Sacramento / Divulgação)
(Foto: Galeão Sacramento / Divulgação)

About The Author