Após uma expedição realizada no último fim de semana, eis que surgem as primeiras imagens do submarino alemão U-513, afundado no litoral de Santa Catarina em 1943.
Liderada por Vilfredo Schürmann, a expedição passou 48 horas sobre os destroços do submarino – o primeiro U-Boot afundado na costa brasileira a ser encontrado – e utilizou um pequeno robô mergulhador para realizar filmagens e fazer fotografias. O resultado final deverá ser um documentário, a ser lançado em 2015.
O U-513, comandado pelo Kapitänleutnant Friedrich Guggenberger – um dos mais bem-sucedidos submarinistas da Segunda Guerra Mundial, com 17 navios afundados que totalizaram 66.848 toneladas – foi afundado em águas brasileiras no dia 19 de julho de 1943, quando foi atacado pelas cargas de profundidade de uma aeronave PBM Mariner norte-americana. Guggenberger, ganhador das Folhas de Carvalho da Cruz do Cavaleiro, foi um dos únicos sete sobreviventes do desastre, sendo trazido para a prisão no Brasil e posteriormente levado para os Estados Unidos.
Seu submarino permaneceu oculto sob as ondas até o dia 14 de julho de 2011, quando foi localizado na costa catarinense a 131 metros de profundidade. Outros dez submarinos alemães ainda permanecem desaparecidos em águas brasileiras.
FONTE: Sala de Guerra / Imagens: Cristian Dimitrius e Heitor Cavalheiro.
More
Menino de 5 Anos Quebra Acidentalmente Jarro de 3.500 Anos em Museu de Israel
Aríete de Bronze Utilizado por Romanos em Batalha Naval é Descoberto na Itália
Aumento de CO2 em 50% nos Últimos 250 Anos Agrava Aquecimento Global