Foi lançado, na noite desta quarta-feira (27), o programa ‘Cidadão Cientista’, que tem como objetivo ampliar o número de pesquisadores na região e mostrar aos alunos a importância da preservação do meio ambiente.
Considerado um dos principais pontos de mergulho do país e a menos de 40 km das praias de Santos, o local servirá agora para uma nova fase de pesquisas do projeto ‘Mantas do Brasil’, que desde 2010 pesquisa a Raia Manta Gigante. “Vamos estar capacitando profissionais que serão capazes de nadar junto aos animais sem causar problemas e identificar e registrar corretamente a espécie da raia encontrada em qualquer lugar do mundo”, afirma Guilherme Kodja, coordenador de Educação Ambiental.
O projeto ‘Mantas do Brasil’ já registrou cerca de 80 raias gigantes no litoral paulista. A espécie, que pode chegar a 8 metros de diâmetro, é considerada como vulnerável devido à sua lenta capacidade de reprodução. Após o lançamento do programa ‘Cidadão Cientista’ também foi anunciada uma parceria firmada com a Secretaria de Educação de Santos, que irá conceder a oportunidade para alunos da rede municipal de conhecer mais sobre a vida marinha da região.
Mais
Uma Perspectiva Visual do Futuro Ameaçador
Cidades Costeiras do Rio de Janeiro e Santos Podem Enfrentar Inundações até o Fim do Século, Revela Estudo
Manada de Golfinhos Participa de Treinamento de Barco Salva-vidas na Escócia