Importante vitória para os tubarões !!!

Mundo Verde

Rede Mundo Verde suspende a venda de produtos derivados de tubarões

Em parceria pioneira com o movimento Divers for Sharks, a rede apoiará a defesa dos tubarões

A partir do dia 1º de janeiro, está suspensa a venda de qualquer produto que apresente em sua composição insumos a base de tubarões nas lojas da rede Mundo Verde. Após estudos e avaliações a empresa concluiu que as práticas utilizadas para a obtenção das substâncias, através da mortandade sem controle e insustentável de tubarões em todo o planeta, é totalmente contraria aos propósitos e valores da rede Mundo Verde.

A decisão, segundo o diretor de marketing da marca, Donato Ramos, teve como base estudos apresentados pelo Projeto Divers for Shark (Movimento Mundial em prol da Defesa dos Tubarões) e avaliação do Projeto de Lei em trâmite no Ministério do Meio Ambiente (inscrição normativa nº 5, de 21 de maio de 2004), que prevê a proibição de quaisquer produtos que contenha insumos de origem de animais em extinção.

“O Mundo Verde será a 1° empresa a apoiar o Movimento Divers for Shark – fundado em Janeiro de 2010 pelo instrutor de mergulho Paulo Guilherme Cavalcanti, mais conhecido como “Pinguim” e pelo escritor e ecologista José Truda Palazzo. É uma iniciativa que está mobilizando a comunidade global de mergulho e simpatizantes para impedir a extinção dos tubarões. “Acreditamos que esse movimento será de grande expressão nacional, até mesmo global; e que a nossa participação pioneira irá reforçar o propósito da marca Mundo Verde e conscientizar nossos clientes sobre o risco de extinção das espécies de tubarões ”, diz Ramos.

Assim como no resto do mundo, os tubarões também estão desaparecendo de forma acelerada nas águas brasileiras, causando danos graves ao ambientes marinhos, ameaçando a pesca e empobrecendo o mergulho recreativo.

As restrições à pesca dos tubarões no Brasil são praticamente inexistentes, além de não haver áreas protegidas para tubarões onde sua pesca seja efetivamente proibida. Existe um comércio internacional bilionário e clandestino de barbatanas de tubarão no Brasil, onde a matança criminosa é generalizada, o que correspondem a centenas de milhares de animais mutilados.

Apesar de inúmeros exemplos teóricos e práticos demonstrados ao longo dos anos e de ameaças de desequilíbrios em diversas cadeias alimentares marinhas, os tubarões vêm sendo pescados em quantidades alarmantes e insustentáveis. Estatísticas da FAO (órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) estimam que 50 a 100 milhões de tubarões sejam mortos anualmente em todo o mundo, para consumo de sua carne, suas nadadeiras ou acidentalmente. Um estudo realizado pela IUCN em 2009 para determinar o estado de conservação global das 64 espécies de tubarões e raias de alto mar revelou que 32% estão ameaçadas de extinção.

Todas as lojas terão o prazo de 60 dias para se adequar a proibição e todos os clientes receberão informações sobre produtos alternativos.

Parabéns ao Divers for Sharks por mais essa vitória !!!!

Por: Paulo Guilherme Alves Cavalcanti

pinguim@ondaazul.com.br

About The Author