O Telescópio Espacial James Webb (JWST) atingiu um novo marco ao identificar a galáxia mais distante já observada. Batizada de JADES-GS-z14-0, esta galáxia foi visualizada como ela era apenas 290 milhões de anos após o Big Bang. Considerando que o Universo tem aproximadamente 13,8 bilhões de anos, isso significa que estamos olhando para uma galáxia que existia quando o cosmos tinha apenas 2% de sua idade atual.
O JWST utilizou seu espelho primário de 6,5 metros de diâmetro e seus instrumentos de observação em infravermelho altamente sensíveis para realizar esta descoberta impressionante.
Os astrônomos destacam que, além da incrível distância, o que mais impressiona em JADES-GS-z14-0 é seu tamanho e brilho. De acordo com as medições do Webb, a galáxia tem mais de 1.600 anos-luz de diâmetro. Ao contrário de muitas galáxias luminosas que geram a maior parte de sua luz através de gás que cai em um buraco negro supermassivo, o tamanho de JADES-GS-z14-0 sugere que sua luz provém de estrelas jovens.
“Esta quantidade de luz estelar sugere que a galáxia tem várias centenas de milhões de vezes a massa do Sol! Isso levanta a questão: como a natureza pode criar uma galáxia tão brilhante, massiva e grande em menos de 300 milhões de anos?”, afirmam os astrônomos Stefano Carniani, da Scuola Normale Superiore em Pisa, Itália, e Kevin Hainline, da Universidade do Arizona, EUA.
A descoberta de JADES-GS-z14-0 pelo Telescópio Espacial James Webb não só amplia nosso entendimento sobre as primeiras fases do universo, mas também levanta novas questões sobre a formação e evolução das galáxias. Esta observação abre portas para futuras investigações sobre a origem das primeiras estruturas luminosas do cosmos e como elas evoluíram para formar o universo que conhecemos hoje.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution