Depois de ter sido anunciado, na segunda-feira, que o governo regional de Saint Leu, na Ilha Reunião, iria pagar por quilo os tubarões caçados pelos pescadores da região, a decisão foi hoje revogada e o governo local obrigado a voltar atrás visto a medida ir contra a lei francesa.
Para garantir a segurança de pessoas e mercadorias, Thierry Robert, mayor de Saint Leu, onde se acredita que um tubarão touro tenha sido o autor do ataque que vitimou um jovem surfista na semana passada, tinha autorizado a caça, “com todos os meios, dia ou noite”, daquele tipo de tubarões. Na altura, Robert tinha afirmado que pagaria dois euros por quilo de carne viva pelos primeiros trinta tubarões caçados.
Na terça-feira, preocupado com a ilegalidade da medida, Robert retirou a ordem depois de uma reunião em Paris com Victorin Lurel, Ministro dos Territórios Ultramarinos de França. A lei francesa proíbe a pesca, ou caça, “por qualquer meio”, em áreas marinhas protegidas.
A decisão, a nível local, tinha sido muito bem recebida, depois de mais de trezentos surfistas terem se reunido em frente à câmara municipal e exigir que a caça aos tubarões fosse legalizada na área protegida.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution