Entre os dias 24 de abril e 9 de maio, o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) realizou uma série de treinamentos voltados para as atividades de operações especiais com equipe da US NAVY SEALS (United States Navy Sea, Air and Land), o SEAL TEAM 2, Força de Elite da Marinha dos Estados Unidos. Na oportunidade, foram realizados exercícios na sede do grupamento (na Ilha de Mocanguê), na Cidade da Polícia Civil do Rio de Janeiro, no Clube de Caça e Tiro de Niterói e na Fragata “Constituição”.
Com o objetivo de contribuir para a atualização de procedimentos e promover a troca de experiências entre as equipes, ocorreram adestramentos de tiro, combate em ambiente confinado, primeiros socorros e comunicações. A Fragata “Constituição” serviu de cenário para aprimorar as técnicas de abordagem e resgate de navios sequestrados.
O GRUMEC constitui uma unidade de Forças Especiais da Marinha do Brasil. Subordinada ao Comando da Força de Submarinos, é uma Organização Militar intensamente adestrada e equipada, que emprega métodos e ações não convencionais em áreas litorâneas e ribeirinhas, caracterizando-se pela obtenção de resultados superiores ao esforço depreendido.
Mergulhadores da Marinha simulam resgate de navio sequestrado: A Marinha realizou no dia 03 de junho um exercício fictício de resgate de navio sequestrado, na Baía de Todos os Santos, Bahia. Durante a ação, que durou cerca de 15 minutos, Mergulhadores de Combate, elementos de Operações Especiais da Marinha do Brasil, desceram de rapel de um helicóptero e seguiram em direção ao local da suposta invasão inimiga, onde libertaram com sucesso a embarcação.
Veja as imagens:
Fonte: Marinha do Brasil
More
Menino de 5 Anos Quebra Acidentalmente Jarro de 3.500 Anos em Museu de Israel
Aríete de Bronze Utilizado por Romanos em Batalha Naval é Descoberto na Itália
Aumento de CO2 em 50% nos Últimos 250 Anos Agrava Aquecimento Global