Greenpeace já havia feito ato parecido há três dias, também na Rússia. Mar próximo ao Polo Norte tem reservas de petróleo e gás natural.
Ambientalistas do Greenpeace se acorrentaram à âncora de um navio russo no Oceano Ártico nesta segunda-feira (27). O protesto era contra a exploração de petróleo na região.
A companhia russa Gazprom pretende começar a produção de petróleo na região já em 2013. No fundo do mar, próximo ao Polo Norte, fica uma das maiores reservas de petróleo e gás natural do planeta, que ainda não foi explorada pelo ser humano.
O navio Anna Akhmatova levaria trabalhadores para uma plataforma da empresa, mas teve a partida interrompida pela ação dos ambientalistas. Na última sexta, o Greenpeace já havia atrasado a movimentação de outro navio que prestava serviços para a Gazprom em um ato parecido.
O Greenpeace tem como objetivo evitar o “potencial desastre” provocado pelos “planos perigosos” da exploração do Ártico. A Gazprom ainda não se pronunciou sobre o protesto, segundo informações da agência russa “Ria Novosti”
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution