HomeHomeMeio Ambiente

Fóssil de baleia pré-histórica é descoberto no meio de floresta em Taiwan

Baleias podem ser grandes aliadas contra mudanças climáticas
88 tartarugas-de-pente nasceram em praia no Cabo de Santo Agostinho

Um fóssil quase completo de uma baleia pré-histórica foi descoberto no meio de uma floresta de Taiwan. O registro é o mais antigo já encontrado na ilha e tem cerca de 15 metros de comprimento.

De acordo com a equipe de pesquisa responsável pela verificação do achado, o fóssil está quase 70% completo e pertenceria ou a uma baleia azul ou a uma baleia comum que viveu cerca de 85 mil anos atrás.

Um comunicado da Universidade Nacional de Cheng Kung afirma que as omoplatas, a mandíbula, a parte de trás do crânio e as vértebras da cauda da baleia estão bem preservadas — o que deve facilitar a identificação da espécie.

De acordo com o comunicado, a mandíbula mais pesada “tinha 334 quilos e 223 centímetros de comprimento”. O fóssil foi escavado por 90 dias e, depois, levado de volta à Universidade pelos pesquisadores a pé e armazenado no Museu Nacional de Ciências Naturais.

As primeiras quatro costelas do esqueleto foram encontradas ainda em maio por Zhou Wenbo, membro do time de escavação do Instituto Arqueológico da Universidade Nacional de Cheng Kung, e pelo coletor Zhang.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/12/13/baleia-pre-historica-e-descoberta-por-acidente-em-selva-de-taiwan.htm

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0